Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Negócios | 06/09/2016 | 20h16

VW Truck & Bus compra 16% da Navistar para ganhar mercado

Aliança quer avançar nas vendas de pesados nos Estados Unidos

REDAÇÃO AB

A Volkswagen Truck & Bus anunciou que comprará participação de 16,6% na Navistar, fabricante norte-americana de caminhões da marca International. O acordo de US$ 256 milhões é estratégico para a companhia europeia ganhar espaço nos Estados Unidos, onde ainda não tem presença por causa de uma série de particularidades em relação ao design, legislação de carga e às tecnologias de emissões adotadas na região. O país deve demandar 240 mil caminhões só em 2016, pouco abaixo do estimado para a Europa, onde as vendas podem alcançar 290 mil unidades.

A parceria inclui ainda cooperação na área tecnológica e criação de joint venture para a área de compras. A expectativa é de alcançar sinergias da ordem de US$ 500 milhões nos próximos cinco anos. A aquisição custará à Volkswagen Truck & Bus US$ 15,76 por ação, aporte que dará à companhia duas cadeiras na diretoria da Navistar.

As empresas apontam que a colaboração em produtos deve priorizar a área de motores e transmissões, aproveitando volumes maiores com o uso de componentes em comum. As parceiras também sinalizam que a cooperação vai se estender à pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e produtos.

“Estamos dando mais um passo para nos tornar campeões globais na indústria de veículos comerciais”, destacou em comunicado Andreas Renschler, CEO da Volkswagen Truck & Bus, que reúne as marcas MAN, Scania e Volkswagen Caminhões e Ônibus. “Esta aliança vai beneficiar as nossas operações de compras com escala global. No longo prazo é nosso objetivo aumentar a oferta de tecnologias para os nossos clientes ao unir o melhor das duas companhias. A injeção de capital vai melhorar nossa liquidez e expandir a flexibilidade financeira”, declarou Troy Clarke, presidente e CEO da Navistar.

Com a iniciativa, Renschler dá sequência à estratégia para consolidar o conglomerado de veículos comerciais do Grupo Volkswagen, criado há cerca de um ano, que pretende alcançar a liderança de mercado global na próxima década. Para a Navistar, o acordo encerra um ciclo de vários anos de prejuízos causados por dificuldades da empresa em cumprir a legislação de emissões dos Estados Unidos. O negócio está sujeito à aprovação das entidades de defesa da concorrência e deve ser concluído entre o fim deste ano e o início de 2017.



Tags: VW Truck & Bus, Navistar, veículos comerciais, caminhões, compra.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência