Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 09/09/2016 | 14h55

Continental investe € 35 mil em dente-de-leão

Empresa ergue centro de pesquisa para industrializar o látex da planta

REDAÇÃO AB

A Continental está erguendo um centro de pesquisa para processamento e industrialização da borracha proveniente do dente-de-leão. A empresa investirá € 35 milhões na primeira fase do projeto tocado em colaboração com institutos e entidades especializadas na Alemanha e batizado Taraxagum, trocadilho com as palavras em inglês taraxacum (dente-de-leão) e gum (goma, látex ou resina).

“A construção do laboratório é parte de nosso esforço de implementação da estratégia de longo prazo “Visão 2025”, que envolve pesados investimentos em capacidade de produção e pesquisa”, afirma Burkhardt Köller, chefe do controlling na divisão de pneus da Continental na Alemanha.

“Com o laboratório Taraxagum alcançamos um marco nesse projeto”, explica Andreas Topp, chefe de material, desenvolvimento de processos e industrialização de pneus. “O projeto se desenvolve em um ritmo promissor. Uma pequena série de pneus, com banda feita integralmente de borracha de dente-de-leão, foi comparada com pneus convencionais e os resultados foram positivos. Agora queremos avançar para a produção em série dos pneus Taraxagum e o novo laboratório é um alicerce para isso.” A Continental começou a trabalhar no projeto Taraxagum há cerca de cinco anos (veja aqui).

O dente-de-leão russo foi cultivado de modo a produzir mais látex do que o proveniente de árvores tropicais. Novos processos e métodos de produção também estão sendo desenvolvidos para fabricar a borracha empregada em pneus e outros produtos a partir da seiva extraída da raiz da planta.

O dente-de-leão também pode ser cultivado no Norte e no Oeste da Europa, encurtando a rota de transporte entre os locais de produção no continente.



Tags: Continental, Taraxagum, dente-de-leão, Burkhardt Köller, pneus, látex.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência