Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Kia inaugura fábrica mexicana de Pesquería
Unidade já produz Cerato e começa a montar Rio em 2017

Indústria | 12/09/2016 | 11h10

Kia inaugura fábrica mexicana de Pesquería

Unidade recebeu US$ 3 bilhões e terá capacidade para 400 mil carros ao ano

REDAÇÃO AB

A Kia Motors inaugurou sua fábrica em Pesquería, no México. A unidade começou a ser erguida em 2014 e recebeu cerca de US$ 3 bilhões de investimento. Situada no Estado de Nuevo Léon, terá capacidade instalada para 400 mil unidades por ano até o fim de 2018 e já vem produzindo desde a metade de 2016 o modelo Forte, conhecido como Cerato no Brasil e que chega ao País em outubro.

A partir de 2017 a empresa prevê o início da produção mexicana do novo Kia Rio, que será mostrado no Salão do Automóvel de Paris entre os dias 1º e 16 de outubro. Também em 2017 começa a produção mexicana do KX3, pequeno utilitário esportivo. A nova fábrica vai abastecer o México, onde a Kia pretende conquistar uma fatia de 5% até 2020. Mas 80% da produção local será destinada aos Estados Unidos e países da América Latina, onde se espera o aumento da demanda pelos carros da marca.

A planta de Pesquería ainda opera em um turno, montando 68 unidades por hora. O segundo e terceiro turnos serão adicionados no ano que vem, quando a produção deve alcançar 300 mil unidades por ano com a abertura de mais 14 mil postos de trabalho. O Kia Rio mexicano deve chegar ao Brasil no primeiro trimestre de 2017 e a vinda do KX3 também é certa, mas ainda não é possível estimar uma data.

A fábrica beneficia a operação da Kia no Brasil, que poderá trazer os carros do México livres do imposto de importação, mas ainda assim os modelos pagarão os 30 pontos porcentuais extras do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) se a Kia Motors do Brasil ultrapassar a cota máxima anual de 4,8 mil veículos trazidos do exterior.



Tags: Kia, fábrica, Pesquería, Nuevo Léon, Forte, Cerato, Kia Rio.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência