Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Etanol conquista espaço no mercado global

Combustíveis | 12/09/2016 | 11h56

Etanol conquista espaço no mercado global

Derivado de cana começa a ganhar visibilidade como solução sustentável

GIOVANNA RIATO, AB

O etanol amplamente usado como combustível no Brasil, tem potencial para ganhar espaço em outros países. Quem avisa é Marcos Clemente, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Mahle e membro do grupo de inovação e competitividade do Sindipeças. O executivo participou do IV Workshop Legislação Automotiva, realizado por Automotive Business em São Paulo na segunda-feira, 12.

“O etanol está ganhando visibilidade global, com aumento do seu uso misturado à gasolina”, diz. O nível de emissões do combustível de cana-de-açúcar é menor do que o dos derivados de petróleo considerando todo o ciclo, desde o plantio até o uso no veículo. Esta característica, segundo Clemente, torna a solução interessante para outros mercados. “Em 2030 a União Europeia deve ter limite de emissões de apenas 40 gramas de CO2 por quilômetro rodado. O etanol pode ser uma saída para isso”, destaca.

O executivo lembra que a solução jamais terá a presença global da gasolina, por exemplo, já que a produção é mais limitada. O ideal, segundo ele, é que cada país ou região desenvolva a solução energética mais adequada. Em muitos casos, Clemente diz, o etanol pode ser uma opção interessante.



Tags: combustível, etanol, global.

Comentários

  • junior

    e por que não álcool, sendo que a emissão dele por si próprio é mais limpo do que misturado com a gasolina já que estão preocupados com emissão .

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência