Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 12/09/2016 | 14h25

Conceito Mercedes antecipa o futuro das entregas

Vision Van tem até drones integrados para distribuição final de encomendas

REDAÇÃO AB

A Mercedes mostrou sua concepção de veículo comercial para o futuro com o modelo Vision Van, que utiliza conteúdo tecnológico capaz de integrá-la totalmente à cadeia de fornecimento. Ela traz até mesmo drones para levar pequenas mercadorias ao destino final. A ideia da montadora é oferecer bem uma solução completa e conectada com o centro de distribuição e o destinatário da encomenda e não apenas um furgão de entregas.

O modelo foi pensado em virtude do boom do comércio eletrônico. Especialistas estimam que o volume de negócios no e-commerce irá quase duplicar em todo o mundo até 2018 na comparação com 2015. O compartimento de carga do modelo é todo automatizado, com os drones integrados. A Vision Van utiliza um motor elétrico e, pelo silêncio de funcionamento, pode ser usada também à noite, mesmo em áreas residenciais. A autonomia, segundo a Mercedes, chega a 270 quilômetros.

A fabricante pensou nessa van como o elemento central em uma cadeia de distribuição totalmente conectada. Novas ferramentas controlam a expedição de encomendas, o conteúdo do compartimento de carga e fazem até o planejamento de rotas para o veículo e os drones.

Essas ferramentas também calculam os percursos ideais para o entregador. Os pacotes enviados são monitorados no centro de logística. Para a entrega manual no ponto final, a gestão inteligente do compartimento de carga fornece os pacotes para o entregador por meio de uma saída específica para essa finalidade no interior do veículo.

Paralelamente, o sistema abastece os dois drones, cada um com carga útil de dois quilos. Eles podem entregar as encomendas num raio de dez quilômetros. As tecnologias adotadas permitem que o tempo de entrega diminua sensivelmente e reduz as falhas a praticamente zero.

“Com a Vision Van nós integramos a inteligência de um moderno centro de logística a um veículo. Pelas nossas previsões, isso permitirá aumentar a produtividade das entregas em até 50%”, afirma o head da divisão de vans da montadora, Volker Mornhinweg.

Para aumentar a segurança em áreas urbanas o veículo se comunica com o motorista pelo piso da cabine: indicadores de LED brilham no assoalho, avisando o motorista, por exemplo, quando há pedestres ou ciclistas se aproximando. Na parede traseira da cabine estão a saída de pacotes e um quadro informativo que mostra todos os dados relevantes sobre o processo de entrega.

A concepção do espaço interno também facilita a vida do motorista. Como veículo autônomo, não tem volante, pedais nem console central, o que aumenta a liberdade de movimentos. E com o motor elétrico o veículo não precisa mais de um eixo de transmissão. Por isso o piso da cabine é plano.



Tags: Mercedes, Mercedes-Benz, Vision Van, drones, entregas, centro de distribuição, Volker Mornhinweg.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência