Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Produção de motos anota queda de 30,8%

Balanço | 12/09/2016 | 18h10

Produção de motos anota queda de 30,8%

Fábricas instaladas em Manaus montaram 632,4 mil unidades até agosto

REDAÇÃO AB

A produção de motos em agosto somou 92,8 mil unidades, registrando alta de 23,3% sobre julho por causa das férias coletivas concedidas naquele mês. No acumulado do ano, no entanto, as 632,4 mil unidades montadas em Manaus (AM) indicam queda de 30,8% ante o mesmo período de 2015, ano já bastante ruim. Os números foram divulgados pela Abraciclo, associação que reúne fabricantes dos setor.

As vendas no atacado (das fábricas às concessionárias) tiveram desempenho semelhante no período, com 607,2 mil unidades e retração de 29% ante iguais meses de 2015. As exportações registram alta de 9%, mas o volume ainda é pequeno. Nos oito meses de 2016 o Brasil enviou apenas 39,5 mil unidades ao exterior.

Ainda chama a atenção o levantamento mensal feito pela Abraciclo nos emplacamentos. A entidade vem descontando os ciclomotores usados que rodavam até pouco tempo sem placa, mas que passaram a ser licenciados desde o segundo semestre do ano passado por causa de uma mudança no código de trânsito.

Quando “expurgados” esses veículos, o licenciamento total de motos no acumulado até agosto de 2016 baixa de 706,6 mil para 620,5 mil unidades. Assim, a queda real de emplacamentos de motos zero-quilômetro em relação ao mesmo período do ano passado é de 26,9% em vez dos 16,8% divulgados pelo Renavam e reproduzidos pela Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionários.

A Abraciclo destaca também a fraca média diária de lacrações em agosto (a pior do ano, veja aqui).

Contudo, o presidente da associação, Marcos Fermanian, informa que o setor “tem expectativa de recuperação das vendas para os próximos meses em razão das medidas econômicas a serem implantadas”.



Tags: Motos, motocicletas, Abraciclo, Renavam, Fenabrave, Marcos Fermanian.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência