Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Semcon quer melhorar sinalização dos carros autônomos

Tecnologia | 15/09/2016 | 13h07

Semcon quer melhorar sinalização dos carros autônomos

Veículo sorridente indica quando pedestres podem atravessar

REDAÇÃO AB

A evolução tecnológica do carro autônomo vai tão bem que modelos autoguiados já começam a ganhar as ruas (leia aqui). A Semcon, especializada em serviços de engenharia e tecnologia, aproveita o momento e concentra esforços em melhorar a relação destes veículos com os pedestres. Pesquisa realizada pela empresa em parceria com a Inizio aponta que, quando um automóvel freia para uma pessoa atravessar a rua, 80% dos transeuntes fazem contato visual com o motorista antes de cruzar a via.

Essa relação de confiança é quebrada quando não há um condutor. No mesmo levantamento, 47% dos pedestres afirmaram não confiar em carros autônomos. Pensando nisso a Semcon desenvolveu o conceito The Smiling Car, um carro que interage com as pessoas com um simpático sorriso. O gesto aparece em um monitor na dianteira do veículo, próximo à grade, para sinalizar que o automóvel detectou o pedestre e vai parar a uma distancia segura para que ele atravesse a rua.

“Muitas das discussões sobre autônomos são a respeito da tecnologia. Mas é importante pensar em como esses carros irão interagir com as pessoas desprotegidas nas ruas. Os veículos precisam se comunicar de uma maneira que seja familiar e inspire confiança”, destaca em comunicado Karin Eklund, responsável pela área de experiência do consumidor da Semcon. O conceito foi baseado no que a empresa chama de desenvolvimento guiado pelo comportamento humano. A ideia, aponta a companhia, é aproveitar códigos que as pessoas já utilizam e estão acostumadas no lugar de fazer um desvio por causa da tecnologia.

Concluída a primeira etapa de testes, a empresa pretende agora evoluir o Smiling Car com a instalação de sensores Lidar no carro, tecnologia que mapeia ambientes com pulsos de luz e tem alta precisão. Com a novidade, o veículo será capaz de identificar movimentos de cabeça ou dos olhos dos pedestres, melhorando ainda mais a interação.

FOCO EM AUTOMAÇÃO

Segundo a Semcon, o conceito é o primeiro passo na estratégia de longo prazo da companhia para criar um padrão internacional de como os carros autônomos devem se comunicar com o entorno. A empresa trabalha ao lado de diversos parceiros da indústria automotiva e com o instituto Viktoria Swedish, voltado a pesquisas na área de mobilidade.

A companhia estima que, até 2020, mais de 10 milhões de veículos com algum nível de automação estarão em circulação em todo o mundo. O trabalho de pesquisa da Semcon nesta área inclui uma iniciativa no Brasil, onde a empresa desenvolve software para veículos autoguiados (leia aqui).

Veja como funciona o Smiling Car:



Tags: carro autônomo, Semcon, Smiling Car, carro sorridente.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência