Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 20/09/2016 | 16h22

Renault-Nissan anuncia compra da francesa Sylpheo

Empresa ajudará na criação de softwares de serviços para carros conectados

REDAÇÃO AB

A Aliança Renault-Nissan anuncia a compra da empresa francesa Sylpheo, especializada em desenvolvimento de softwares, para acelerar a criação de seus serviços de mobilidade e de carros conectados autônomos. Em comunicado divulgado na terça-feira, 20, a companhia informa que pretende lançar mais de dez veículos equipados com tecnologia autônoma até 2020.

"Os engenheiros e desenvolvedores de software na nuvem da Sylpheo terão uma oportunidade única de trabalhar em nossa próxima geração de carros conectados e em outras tecnologias avançadas”, disse o vice-presidente sênior de veículos conectados e de serviços de mobilidade da Aliança, Ogi Redžić. “Eles terão um papel fundamental nesta nova era de grandes mudanças para a indústria automobilística global”, completou o executivo.

A aquisição faz parte da estratégia de recrutamento da companhia para compor um grupo de 300 especialistas em tecnologia a fim de competir melhor no setor de serviços de mobilidade, que está em rápido crescimento no mundo.

A Sylpheo irá desenvolver os aplicativos para a plataforma de serviços de carros conectados da Aliança. Estes serviços serão integrados com tecnologias de condução autônoma. Em julho, a Nissan lançou um conjunto de funções de condução semiautônomas em um de seus modelos de minivan no Japão que permite ao veículo se conduzir em rodovias de pista simples e trafegar em congestionamento. A tecnologia será oferecida na Europa no Nissan Qashqai partir de 2017.

DE OLHO NO FUTURO DA INDÚSTRIA DA MOBILIDADE

O anúncio da Renault-Nissan é mais um exemplo do esforço massivo das montadoras que estão se aliando a empresas especializadas em diferentes áreas e serviços ao mesmo tempo em que vislumbram a nova era do carro conectado e autônomo. Além de desenvolvedores, as fabricantes de veículos já se movimentam em outras vertentes, como parcerias que vêm surgindo acerca de garantir a segurança dos sistemas – caso da Volkswagen que se uniu a três especialistas israelenses para criarem em conjunto a empresa de segurança Cymotive Technologies, a fim de reduzir a vulnerabilidade (leia aqui).

Além disso, a forte tendência de parcerias das montadoras com companhias de diferentes segmentos tem impulsionado a indústria a repensar inclusive os processos produtivos que ao longo da última década ganharam importantes mudanças com a automação. Exemplo disso é o Grupo PSA, que recentemente anunciou a parceria com a empresa Divergent 3D, especialista em impressão 3D (leia aqui).



Tags: Renault-Nissan, Sylpheo, carro conectado, serviços de mobilidade.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência