Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Internacional | 20/09/2016 | 19h46

EUA começam a desenhar legislação para carros autônomos

NHTSA divulgou as primeiras diretrizes para a tecnologia

REDAÇÃO AB

Os Estados Unidos deram outro sinal de que estão mesmo ao lado da evolução dos carros autônomos. A NHTSA, órgão de segurança viária do país, divulgou 15 diretrizes para o desenho e o desenvolvimento de veículos com a tecnologia. A iniciativa ainda não representa uma atualização na legislação do país, algo que só deve acontecer nos próximos anos, mas é um passo importante nesse sentido. A ideia é já começar a padronizar aspectos importantes destes carros.

O material divulgado pela agência aponta que é essencial garantir níveis elevados de segurança, mas deixa claro que o governo norte-americano apoia o avanço tecnológico no setor automotivo. A aposta é que o veículo autônomo seja capaz de “salvar tempo, dinheiro e vidas”, segundo o diretor do Comitê Econômico Nacional, Jeffrey Ziets. Assim, o governo deixa claro que enxerga nos modelos que dispensam participação do motorista como um avanço na segurança viária.

Como é típico dos Estados Unidos, o desenvolvimento dos carros autônomos deverá incluir o compartilhamento de dados com o governo, segundo as diretrizes divulgadas pela NHTSA. Outra proposta é tornar obrigatório que todo carro autônomo seja aprovado pelo órgão de segurança viária antes de ser vendido no mercado, a exemplo do que já acontece com as aeronaves.

A divulgação acontece poucos dias depois de a Uber colocar em circulação a sua frota de carros autônomos em Pittsburgh, nos Estados Unidos (leia aqui). Tanto a plataforma de transporte como montadoras e empresas de tecnologia têm grande interesse em contar com regras claras para o desenvolvimento de carros autônomos, área que recebe cada vez mais investimentos.



Tags: carro autônomo, EUA, Estados Unidos, diretrizes, legislação.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência