Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Brasil e Paraguai avançam por acordo automotivo

Legislação | 21/09/2016 | 12h06

Brasil e Paraguai avançam por acordo automotivo

Países firmam compromisso para concluir tratado ainda neste ano

REDAÇÃO AB

Os governos de Brasil e Paraguai firmaram um compromisso para avançar na elaboração de um acordo automotivo a fim de ser concluído ainda neste ano. O pacto foi firmado em reunião entre o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Pereira, e o ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Gustavo Leite, na embaixada paraguaia em Brasília na terça-feira, 20, a partir do encontro promovido pelo embaixador paraguaio, Manual Maria Cáceres. As equipes técnicas negociadoras dos dois países se encontram nesta quarta-feira, 21, para dar continuidade às negociações.

Em comunicado, o MDIC informa que em vista da importância do acordo entre Mercosul-União Europeia, o ministro Gustavo Leite reafirmou a disposição do Paraguai em avançar nas negociações. O ministro brasileiro espera que no próximo encontro do Comitê de Negociações Birregionais, marcado para a segunda semana de outubro, em Bruxelas, na Bélgica, haja avanços significativos.

“O fortalecimento da relação com o Paraguai, bem como todo todos os países do Mercosul, mostra que a região vive um novo momento e que é preciso aproveitar todas as oportunidades de negócios”, disse Pereira.

Leite afirmou que cabe ao Brasil a liderança regional por seu tamanho e por sua força. Ele destacou que o País passa por grandes transformações econômicas e sociais e que há grande potencial para acordos comerciais. “Um bom acordo é aquele em que todos ganham”, ressaltou.

Outra iniciativa que deve ser concluída ainda em 2016 é a implantação do Certificado de Origem Digital (COD), nos moldes do acordo celebrado no mês passado com a Argentina. O objetivo é facilitar a vida das empresas brasileiras e paraguaias no intercâmbio bilateral, com redução de custos e prazos para emissão de certificados de origem.

O Paraguai é um dos fundadores do Mercosul ao lado de Brasil, Argentina e Uruguai. No primeiro semestre de 2016, a corrente de comércio entre Brasil e Paraguai foi de US$ 1,5 bilhão, queda de 11% em relação ao primeiro semestre do ano passado. Atualmente, o país vizinho ocupa a 24ª posição como destino das exportações brasileiras.



Tags: Acordo automotivo, Paraguai, acordo bilateral, Mercosul, MDIC.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência