Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 21/09/2016 | 18h45

Pesquisadores conseguem hackear carro da Tesla

Empresa atualizou software depois de ser informada sobre falhas

REDAÇÃO AB

Nos últimos dias a Tesla mostrou mais uma vez a importância da segurança cibernética para o setor automotivo. Um carro elétrico da marca foi hackeado por pesquisadores chineses. Os invasores conseguiram entrar no sistema operacional do veículo e provocar remotamente ações como a frenagem do automóvel e destravamento das portas.

Foi possível ainda abrir o porta-malas enquanto o carro estava em movimento e ajustar – ou desajustar - os retrovisores durante uma mudança de faixa. O time de pesquisadores faz parte do Keen Security Lab e tinha com foco encontrar vulnerabilidades no software do modelo. A invasão ao veículo foi registrada em vídeo divulgado no YouTube (Veja abaixo). Os especialistas informaram as falhas à Tesla antes mesmo de postar as imagens na rede social. A fabricante atualizou imediatamente o software do carro e recomendou aos donos dos veículos o download da nova versão.

A segurança cibernética é uma preocupação grande para a fabricante, que oferece recompensas de US$ 100 a US$ 10 mil a hackers capazes de descobrir falhas nos sistemas dos carros. A medida foi adotada também pela FCA – Fiat Chrysler Automobiles – que anunciou prêmios aos especialistas capazes de burlar a segurança dos veículos (leia aqui).

A crescente automação e conectividade deixa os automóveis expostos a este tipo de invasão. De olho nisso, a Volkswagen é outra companhia a se empenhar na prevenção de problemas do gênero. A empresa firmou parceria com especialistas israelenses para a criação da joint venture Cymotive Technologies, especializada justamente em cibersegurança (leia aqui).

Veja como pesquisadores hackearam o carro da Tesla:



Tags: Tesla, hacker, invasão, sistema, cibersegurança.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência