Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 23/09/2016 | 17h33

JAC Motors atualiza planos de fábrica ao MDIC

Montadora prevê iniciar a operação na Bahia no 2º semestre de 2017

SUELI REIS, AB

O presidente da JAC Motors no Brasil, Sérgio Habib, atualizou os planos de fábrica ao ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Pereira, em uma reunião realizada em Brasília, na quinta-feira, 22. Segundo a assessoria de imprensa da montadora, o encontro serviu para apresentar ao novo governo a situação da empresa, seu cronograma e as mudanças da operação fabril no País.

O executivo reafirmou ao ministro a intenção de produzir em solo brasileiro, ainda em Camaçari (BA) com investimento de R$ 200 milhões e capacidade inicial de 20 mil unidades por ano, conforme havia anunciado em fevereiro deste ano, com uma operação em CKD, com kits vindos da China. Naquela ocasião, a JAC previa iniciar as atividades no primeiro trimestre de 2017, mas desta vez, esticou o prazo mais uma vez e agora espera começar a produzir no segundo semestre do ano que vem (leia aqui).

O primeiro modelo previsto para entrar em linha será o utilitário esportivo T5, com câmbio automático – o modelo importado vendido por aqui desde fevereiro é com câmbio manual de seis velocidades (leia aqui).

No plano original, anunciado pela JAC em 2011, o investimento era de até R$ 1 bilhão para erguer uma fábrica com capacidade de montar 100 mil veículos por ano, começando por um modelo compacto 1.0. O único item que não mudou desde então é o local: a intenção da montadora é ainda fincar suas bases em Camaçari.

Além disso, a JAC Motors ainda tem outro assunto em seu radar: o cancelamento de sua habilitação ao Inovar-Auto anunciado pelo MDIC no Diário Oficial da União de 31 de maio deste ano (veja aqui). Com esta decisão, a empresa deverá devolver os benefícios fiscais recebidos para importações de veículos entre os anos de 2013 e 2014 (leia aqui).



Tags: JAC Motors, fábrica, MDIC, Sérgio Habib, Inovar-Auto.

Comentários

  • Angelo Urias

    Facamos assim, a JAC devolve toda a isencao obtida, e se um dia instalar uma Fábrica no Brasil terá o retorno de seu beneficio. O Presidente Temer precisa impor respeito nessa relacao.

  • Josafá Gomes De Santana

    É uma Vergonha , o que vem acontecendo , no setor de crescimento econômico do Brasil

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência