Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Negócios | 23/09/2016 | 18h9

Caoa quer desintermediar a compra de serviços

Grupo adquire insumos e serviços para fábrica e 148 concessionárias

PAULO RICARDO BRAGA, AB

Desintermediação na aquisição de serviços é uma das estratégias visualizadas por Ivan Witt, diretor de compras e RH do Grupo Caoa, para otimizar resultados. Responsável pelo suprimento de materiais produtivos e não produtivos, ele está empenhado no contato direto com fornecedores, sem recorrer a intermediários, especialmente na área de serviços. Outra providência de seu departamento é a análise dos dados em profusão que exigem a intervenção de engenheiros especializados em estatística. “Na área de compras valorizamos o atendimento rápido, qualidade, inovação e a garantia de suprimento”, esclarece.

Um dos grupos de trabalho com atuação decisiva para o sucesso do departamento é a área de inteligência de compras, que busca trazer métricas de mercado e promover o benchmarking, avaliando os resultados em comparação com objetivos pré-definidos. “Essa equipe olha o futuro, analisa a saúde financeira, a evolução do parque industrial e as melhores práticas do mundo, com atenção especial para as modernas técnicas de compras”, explica.

Ivan Witt tem triplo desafio na sua posição. Além de ser responsável pelo abastecimento da fábrica de automóveis e caminhões de Anápolis (GO), ele responde pelos suprimentos às 148 lojas das revendas das marcas Hyundai, HB (caminhões), Subaru e Ford e ainda promove a gestão dos funcionários de todo o grupo. As compras não produtivas representam 12 mil itens e 25% a 35% do total, cabendo o restante às compras produtivas. Estas últimas são coordenadas por oito engenheiros.

A prestação de serviços internos pela área de compras é vital para a saúde dos negócios da Caoa, estendendo-se pela segurança, limpeza, frotas e viagens. A área de RH é um dos principais clientes e tem no plano médico uma das maiores demandas, junto com vale transporte, alimentação e treinamento. De maneira geral, os serviços mais requisitados estão no campo do transporte, obras civis, engenharia (desenvolvimento, testes e homologações), tecnologia da informação e recursos humanos.

São preocupações destacadas a inflação nos custos dos planos de saúde (o dobro da inflação corrente) e a oneração na área de logística, que traz na planilha de despesas os serviços com motoristas, pedágio, combustível e pneus. Uma das soluções para ganhar eficiência e reduzir custos foi a adoção do milk run, que recolhe os componentes nas fábricas dos fornecedores. A consolidação dos suprimentos é promovida em Barueri, próximo a São Paulo, para o envio à fábrica de Anápolis. Uma das iniciativas com bom retorno foi a substituição de embalagens, que hoje são totalmente retornáveis. As embalagens de peças importadas são descartáveis em grande parte.

Na central de serviços compartilhados, que atende as equipes de compras produtivas e não produtivas e também a inteligência de compras, a aquisição de serviços de viagens é um exemplo das iniciativas que visam à desintermediação de mercado. “Não é nosso core business, mas representa uma tendência global e um fator importante de economia e velocidade no atendimento”, afirma Ivan Witt, enfatizando que seu pessoal está sempre atento à aquisição direta de serviços.

Tags: Caoa, Hyundai, HB, Subaru, Ford, compras.


Comentários

  • Paulo Ricardo de Oliveira

    Realmente para ganharmos em preço, qualidade e atendimento temos que remover os intermediários da operação, principalmente dos itens da curva " A" Uma boa organização em Suprimentos alinhando com a inteligencia de mercado traz frutos imensuráveis as empresas.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
AB Inteligência