Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 04/10/2016 | 16h00

Vendas globais caminham para recorde de 90 milhões de carros

Grupo Volkswagen lidera ranking mundial, à frente da Toyota

REDAÇÃO AB

As vendas de carros avançam globalmente. A consultoria Focus2Move projeta que até o fim de 2016 o mercado mundial alcance o recorde de 90 milhões de veículos de passeio vendidos este ano em todo o mundo. Apenas entre janeiro e agosto os emplacamentos já passaram da marca de 60 milhões de unidades, o maior volume histórico para o período, com aumento de 3,2% na comparação com igual intervalo de 2015.

Entre os conglomerados fabricantes de carros, a liderança nos primeiros oito meses do ano ficou com o Grupo Volkswagen, que produz veículos das marcas Volkswagen, Audi, Skoda, Seat, Lamborghini, Porsche, Bentley e Bugatti. A companhia entregou 6,72 milhões de veículos globalmente no período, com expansão de 2,1%. A alta aconteceu apesar do dieselgate, fraude nos motores de 11 milhões de carros vendidos no mundo pelo grupo, principalmente na Europa.

A Toyota, por sua vez, ficou logo atrás do conglomerado alemão, com 6,56 milhões de carros negociados. O volume é praticamente estável na comparação com janeiro a agosto de 2015, com leve contração de 0,1%. A Aliança Renault-Nissan completa o pódio das três maiores fabricantes de veículos do mundo, com 5,52 milhões de unidades e crescimento importante de 4,5%.

Na quarta colocação está o Grupo Hyundai, que cresceu 0,9% e entregou 5,24 milhões de carros. Os grupos norte-americanos só aparecem a partir da quinta posição, com a General Motors, que se manteve estável 5,11 milhões de veículos leves globalmente, considerando todas as suas joint ventures. A Ford entregou 4,14 milhões de unidades, mas com crescimento de 2,6%. Os grupos FCA e Honda aparecem em seguida, com 3,25 milhões e 3,17 milhões de carros, respectivamente.

TOYOTA É A PRINCIPAL MARCA

Como conglomerado, a Toyota perdeu o posto de principal fabricante para o Grupo Volkswagen este ano. Quando a análise é feita por marca, no entanto, a japonesa lidera por larga margem, com 5,52 milhões de carros vendidos de janeiro a agosto. O volume é estável na comparação com o mesmo período de 2015, mas ainda assim garante grande vantagem à empresa asiática. A marca Volkswagen, segunda mais vendida, teve 4,25 milhões de emplacamentos, também sem expansão sobre o resultado do ano passado.

A Ford é a terceira maior marca do mundo, com 4,07 milhões de unidades. Em seguida aparece a Nissan, com 3,16 milhões de carros, apenas 20 mil a mais do que Hyundai. A Honda é a sexta globalmente, mas em franco crescimento, que chega a 6,1% só até agosto de 2016, para 3,05 milhões de veículos leves. Chevrolet, Kia, Renault e Mercedes-Benz completam as 10 marcas mais vendidas no mundo.

VENDAS GLOBAIS DE CARROS
Janeiro a agosto de 2016


Fonte: Focus2Move



Tags: vendas, globais, carros, Volkswagen, Toyota, emplacamentos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência