Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Venda de usados recua 2% em nove meses

Mercado | 10/10/2016 | 15h57

Venda de usados recua 2% em nove meses

Automóveis e ônibus têm os piores resultados no comparativo com 2015

REDAÇÃO AB

As vendas de veículos usados recuaram 2% no acumulado do ano até setembro na comparação com mesmo período do ano passado, para pouco mais de 7,59 milhões de unidades, entre leves e pesados, segundo dados divulgados pela Fenabrave, que reúne o setor de distribuição. A média ficou em 5,5 veículos usados vendidos para cada veículo novo emplacado no mesmo período.

Todos os segmentos apresentaram queda, embora em níveis bem menores do que os registros do mercado de novos (leia aqui).

No segmento de leves houve retração de 2% no comparativo anual do acumulado de nove meses: foram 7,32 milhões de unidades que tiveram suas transferências de dono realizadas no período. Os automóveis puxaram o resultado para baixo ao registrar um dos mais baixos desempenhos do setor, com 2,3% de queda, para 6,31 milhões contra as 6,46 milhões de unidades transferidas em igual intervalo de 2015.

Em comerciais leves as vendas de usados diminuíram apenas 0,2%, para 1,01 milhão de unidades, uma diferença de pouco mais de 2 mil unidades sobre o volume registrado nos nove meses do ano passado.

O segmento de veículos comerciais pesados também teve queda de 2% na soma das vendas de usados de caminhões e ônibus entre janeiro e setembro deste ano sobre o resultado de iguais meses do ano passado. Foram 276,8 mil contra as 279,7 mil transferências.

Enquanto no de caminhões houve queda irrisória de 0,38% com a venda de 246,7 mil veículos, os ônibus tiveram a maior queda entre todos os segmentos, de 6% ao entregar apenas 30 mil unidades em todo o País.

Na comparação mensal, as vendas de usados em setembro ficaram 10,4% menores que as de agosto, passando de 985,8 mil para 883,4 mil no mês passado.

“Apesar da variação negativa verificada no resultado entre os meses de agosto e setembro, o acumulado deste ano aproxima-se do mesmo total do ano passado, com o que podemos observar uma certa estabilidade. Nossa expectativa é a de um possível resultado semelhante ao obtido em 2015”, avaliou Ilídio dos Santos, presidente da Fenauto, Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores.



Tags: Vendas, veículos usados, Fenabrave, Fenauto.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência