Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Internacional | 18/10/2016 | 15h56

FCA e Iveco vão expandir o uso de GNC na Europa

Acordo com Snam prevê a ampliação da frota e da infraestrutura

REDAÇÃO AB

A FCA – Fiat Chrysler Automobiles – e a Iveco assinaram um memorando com o objetivo de desenvolverem ações para expandir o uso do gás natural como combustível alternativo em veículos. O acordo foi fixado na Itália pelo presidente da Iveco, Pierre Lahutte, e pelo diretor de operações da FCA na Europa, Alfredo Altavilla. A iniciativa conta ainda com a Snam, empresa de infraestrutura de gás no continente europeu.

Os termos preveem que as três empresas vão cooperar entre si ativamente para o aumento do uso do gás metano na forma de GNC (gás natural comprimido), alternativa considerada mais sustentável do que os combustíveis tradicionais. Enquanto FCA e Iveco têm o papel de fornecer ao mercado veículos que incluam estas tecnologias, a Snam prevê o investimento de € 200 milhões nos próximos cinco anos para expandir as instalações de fornecimento de GNC.

A Iveco já possui know how uma vez que desenvolveu uma linha completa de veículos movidos a GNC e a GNL (gás natural liquefeito), que abrange desde o comercial leve Daily até o ônibus coletivo urbano Urbanway, além do novo Stralis movido a GNL indicado para o transporte de longas distâncias lançado em junho deste ano.

Por sua vez, o acordo está alinhado à estratégia da a FCA que está em busca do desenvolvimento de motores com combustíveis alternativos. Recentemente, a empresa desenvolveu uma gama composta por 12 modelos com tecnologia GNC, o que a coloca entre as posições de liderança neste segmento na Europa.

A Itália é o principal mercado europeu em termos de consumo do gás natural veicular, com mais de 1 bilhão de metros cúbicos consumidos em 2015 e cerca de 1 milhão de veículos atualmente em circulação. O país também consegue tirar proveito da maior e mais acessível rede de tubulação de gás da Europa, que se estende por cerca de 32 mil quilômetros.



Tags: FCA, Fiat Chrysler Automobiles, Iveco, combustíveis alternativos, gás natural veicular, GNV, GNC, Itália.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência