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Lançamentos | 18/10/2016 | 20h05

Mercedes-Benz traz 10ª geração do Classe E

Modelo recebe várias tecnologias semiautônomas de série por R$ 309,9 mil

MÁRIO CURCIO, AB

A Mercedes trouxe ao Brasil a décima geração do Classe E. O sedã vem da fábrica de Sindelfingen, na Alemanha, e chega às concessionárias até o fim de outubro em três versões: E 250 Avantgarde (R$ 309,9 mil), E 250 Exclusive (R$ 319,9 mil) e E 250 Exclusive Launch Edition (R$ 325,9 mil). Todas recebem o mesmo motor 2.0 turbo de quatro cilindros e 211 cavalos. O câmbio automático tem nove velocidades e aletas para troca de marcha atrás do volante.

Lançada no início do ano no Salão de Detroit, a nova geração traz um conjunto de tecnologias semiautônomas chamado Drive Pilot, com controles ativos de distância, direção e parada emergencial. O sistema faz parte do Driving Assistance, um pacote de itens de segurança de série que inclui também reconhecimento de pedestres, assistentes de manobra de emergência e de permanência do carro na faixa, mais monitoramento de pontos cegos e de tráfego cruzado.

Em rodovias, o controle ativo de distância é capaz de manter o veículo afastado dos automóveis à frente e pode ainda segui-los a até 210 km/h. O motorista também recebe assistência ao volante pelo controle de direção ativo, mesmo em curvas de raio médio. O assistente de permanência na faixa percebe quando o veículo está saindo da faixa de rolamento a velocidades entre 60 e 200 km/h e alerta o motorista com vibrações no volante. Se ele não reagir ao aviso, o sistema pode acionar os freios de um lado para ajudar a trazer o veículo de volta à pista. Há também auxílio contra ventos transversais.


Classe E mede agora 4,88 metros (4,3 cm a mais), mas ficou 65 kg mais leve pelo aumento da utilização de alumínio e de aço de ultra-alta resistência. Acabamento interno das versões Exclusive e Exclusive Launch Edition inclui madeira no painel. Cada farol tem 84 LEDs controlados individualmente para evitar ofuscamento.

A tecnologia embarcada inclui sete radares e uma câmera estéreo. “É um grande passo rumo à direção autônoma”, afirma o gerente de marketing de produto da Mercedes, Evandro Santos. A geração atual do Classe E tem 4,88 metros de comprimento. Ficou 4,3 centímetros maior que a anterior. A distância entre eixos aumentou 6,5 cm. “Seu peso foi reduzido em 65 quilos pela maior utilização de alumínio e de aço de ultra-alta resistência”, diz Bastos. O coeficiente de arrasto aerodinâmico é de apenas 0,23, o menor entre os sedãs Mercedes.

Outro destaque do novo Classe E são os faróis, com 84 LEDs cada. Controlados individualmente, eles impedem ofuscamento de quem trafega em sentido contrário, do motorista do carro à frente e reduz até a iluminação incidente sobre placas de trânsito para diminuir reflexos excessivos.

ACABAMENTOS

O acabamento no painel do Avantgarde tem alumínio. Exclusive e Exclusive Launch Edition trazem madeira. Neste último as rodas têm 19 polegadas. O ar-condicionado com três zonas distintas de temperatura e o teto solar são itens de série para todos, assim como o sistema de auxílio ao estacionamento. No acabamento externo das versões Exclusive e Exclusive Launch Edition, a estrela de três pontas é pequena e “à moda antiga”, tradicional, espetada sobre a grade do radiador em vez de encaixada no meio dela.

Segundo a Mercedes, o E 250 acelera de zero a 100 km/h em 6,9 segundos. A velocidade máxima é limitada em 250 km/h. Embora o Classe E seja o Mercedes mais da história da marca, sua participação no Brasil é pequena, abaixo de 1,5%. De janeiro a setembro foram apenas 132 unidades.



Tags: Mercedes, Classe E, Sindelfingen, Avantgarde, Exclusive, Launch Edition.

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