Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Negócios | 19/10/2016 | 18h30

Missão de 12 empresas japonesas vem ao Congresso SAE Brasil

Companhias buscam novas oportunidades de negócios no País

REDAÇÃO AB

Uma missão composta por executivos de 12 empresas japonesas do setor automotivo vai participar pela primeira vez do Congresso SAE Brasil 2016, que ocorre no Expo Center Norte, em São Paulo, de 25 a 27 de outubro. O grupo é organizado pela Japan External Trade Organization (Jetro), agência de promoção de comércio exterior do governo japonês, que terá um espaço na mostra tecnológica do evento com o objetivo de estreitar contatos e buscar oportunidades de investimentos no País, onde a participação das fabricantes japonesas de veículos têm crescido de forma acelerada nos últimos anos. A missão também tem encontros agendados no dia 28 em Curitiba, na sede da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em uma rodada de negócios organizada em parceria com a Agência Paraná de Desenvolvimento.

Segundo a Jetro, esta é a segunda vez em um ano que uma missão empresarial do setor automotivo japonês vem ao Brasil. Em 2015, representantes de 18 companhias estiveram no País, com visitas em São Paulo e Porto Alegre (RS), e uma delas já decidiu instalar operações no Brasil. “Esse momento turbulento da economia brasileira é passageiro e as empresas do Japão apostam no Brasil como um excelente mercado para o futuro”, justifica Atsushi Okubo, diretor-presidente da Jetro no Brasil. “Além disso, é um mercado estratégico para aqueles que enxergam a América Latina no longo prazo, sobretudo porque as companhias japonesas têm grande expectativa na melhoria do ambiente de investimentos e negócios no País”, acrescenta.

AMPLIAÇÕES E NOVOS EMPREENDIMENTOS

Entre as 12 empresas da missão, oito já mantêm operações no Brasil e planejam expansões dos negócios, enquanto outras quatro estudam iniciar atividades no mercado brasileiro. Segundo informações da Jetro, estão enquadradas neste segundo caso a Daifuku (serviços de consultoria e engenharia do sistema de logística) e a Usui Kokusai Sangyo Kaisha (produz tubos e ventoinhas para automóveis, máquinas agrícolas e de construção), que avaliam ingressar e promover investimentos no País para atender montadoras e fabricantes de autopeças.

Ainda de acordo com a agência japonesa, entre as empresas japonesas que pretendem ampliar operações no País está a Mitsuba Corporation, que fabrica motores elétricos automotivos de arranque e para acionamento de dispositivos como limpadores e vidros. A companhia tem planos de iniciar a fabricação no Brasil do menor e mais leve motor elétrico do mundo para acionamento de vidros.

A Jetro destaca que os japoneses estão entre os maiores investidores no setor automobilístico brasileiro e a visita da missão ocorre na esteira do encontro que o secretário-executivo do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Fernando Furlan, teve no último dia 5 em Tóquio, Japão, com executivos da Honda, Mitsubishi, Nissan e Toyota, quando foi discutida a possibilidade de novos investimentos na área. Acompanhado da diretora do Departamento das Indústrias para a Mobilidade e Logística do MDIC, Margarete Gandini, Furlan disse aos japoneses que os desafios para a indústria brasileira nos próximos anos envolvem inovação, eficiência energética, segurança veicular e integração às cadeias globais de valor.

Veja o perfil fornecido pela Jetro das 12 empresas japonesas que participam do Congresso SAE Brasil de 25 e 27 de outubro:

Daifuku Co. – Oferece serviços de consultoria e engenharia do sistema de logística, como desenvolvimento de projetos, produção em todas as linhas (estamparia, soldagem, pintura e montagem), instalação, assistência ao cliente e outros.

Furukawa do Brasil – Divisão automotiva do grupo Furukawa Electric Co. Ltd. Produz cabeamento para EPS (direção assistida elétrica), BSS (Sensor de Estado da Bateria) e chicotes elétricos em geral.

KBK do Brasil – Atua principalmente na importação de produtos hidráulicos e braçadeiras para a indústria automobilística. Também oferece serviços de engenharia industrial.

Mitsuba Corporation – Fabrica motores elétricos de arranque, do limpador de para-brisa e do vidro elétrico. Estuda a produção do menor motor para acionamento de vidro elétrico do mundo.

Nifast do Brasil – Vende peças para fixação (fastener), como parafusos e porcas.

Nitto Denko Corporation – Produz fitas adesivas dupla face, materiais semicondutores e filmes ópticos. Também desenvolve materiais para redução de ruídos e vibrações.

OSG Sul-Americana – Produz brocas, machos, fresas e alargadores no Brasil. Também oferece serviços de afiação e revestimento das ferramentas nas fábricas de Bragança Paulista (SP) e São José dos Pinhais (PR).

Shinko Kikki Co. – Realiza serviços de desenvolvimento, design, fabricação e venda de eletrodos e equipamentos periféricos voltados à soldagem por resistência, soldagem a arco elétrico e por tungstênio.

Three Bond do Brasil – Importa, fabrica e comercializa resinas de silicone para motores, resinas protetoras para pintura automotiva, travas anaeróbicas e epóxis para diversos tipos de peças.

Tosei Brasil – Atua na venda, manutenção e reparo de sensores de medição precisa utilizadas para peças usinadas (in-process e post-process).

Usui Kokusai Sangyo Kaisha – Produz tubos e ventoinhas para automóveis e máquinas agrícolas e de construção.

Yushiro do Brasil – Produz fluidos para usinagem metálica de corte, retífica e processo de conformação plástica (estamparia, trefila e forja) e óleo hidráulico.



Tags: Japão, missão, Congresso SAE Brasil, estratégia, negócios.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência