Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Negócios | 20/10/2016 | 21h00

ZF cria empresa para investir em tecnologia

A Zukunft vai buscar parcerias estratégicas com outras companhias

REDAÇÃO AB

A ZF fundou a Zukunft Ventures GmbH com o objetivo específico de investir em empresas que desenvolvem tecnologias consideradas estratégicas para o grupo alemão. O novo braço de investimento da ZF buscar parcerias tanto com empreendimentos nascentes (start-ups) como com companhias menores já estabelecidas, que podem acelerar seu desenvolvimento ao se associar a um dos maiores conglomerados de autopeças do mundo, com cerca de 135 mil empregados em 230 unidades localizadas em 40 países e faturamento anual de quase € 30 bilhões.

A Zukunft Ventures ficará em Friedrichshafen, Alemanha, no mesmo local onde fica a sede mundial da ZF. O objetivo do negócio é ter acesso a tecnologias sustentáveis e assim ficar à frente da concorrência. “A Zukunft nos ajudará a preencher as lacunas tecnológicas de forma mais rápida e ingressar em novos segmentos”, diz Stefan Sommer, CEO da ZF Friedrichshafen AG. A ideia, informa, foi criar uma ferramenta flexível para assimilar inovações e continuar a desenvolver de forma acelerada as novas tecnologias que moldam o futuro da indústria automotiva, como os sistemas de condução autônoma para veículos leves e pesados que a ZF já desenvolve.

Não há um orçamento fixo para investimento ou pulverização obrigatória de recursos, como acontece com empresas tradicionais de capital de risco. “Podemos ir mais alto quando e se surgir a oportunidade”, afirma Torsten Gollewski, diretor gerente da Zukunft Ventures, que desde junho passado lidera o departamento de Engenharia Avançada e Design da ZF e é responsável pela expansão estratégica das áreas de especialização da empresa. “Trabalhando com aportes financeiros, seguimos nossa estratégia e deixamos a responsabilidade empresarial com as empresas parceiras, pois nós não queremos retirá-las do mercado”, informa Gollewski.

Ele explica que o foco principal é no atendimento das demandas do mercado, com apoio intensivo para acelerar desenvolvimentos quando for o caso. A Zukunft não tem restrições tecnológicas nem geográficas, sua missão é investir em tecnologias futuras significativas, que vão desencadear processos disruptivos. “Estamos olhando para as empresas em todo o mundo, do Vale do Silício, regiões da Ásia, Israel, bem como Berlim e outros lugares na Europa”, diz Gollewski.

ESTRATÉGIA DE EXPANSÃO

A ZF vem acelerando sua estratégia de expansão por meio de aquisições e parcerias (leia aqui), que ampliam os ramos de atuação da empresa. Para se tornar um fornecedor completo de diversos e sofisticados sistemas automotivos, a companhia tem ido às compras e investimentos com vigor. O maior exemplo dessa abordagem aconteceu há cerca de um ano com a aquisição das TRW por US$ 11 bilhões, que praticamente duplicou o volume de vendas.

Os investimentos em empresas de tecnologia começaram ainda antes da criação da Zukunft. Recentemente, a ZF comprou uma quota de 40% da Ibeo situada em Hamburgo, com o objetivo de desenvolver em conjunto uma nova geração de sensores LIDAR. Também foram adquiridos 40% da empresa de software doubleSlash, que já é um fornecedor estratégico, para impulsionar projetos na área de redes de veículo. Essas operações agora serão conduzidas pela Zukunft Ventures.



Tags: ZF, Zukunft Ventures, tecnologia, investimentos, estratégia.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência