Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
VW antecipa atrações do Salão do Automóvel
Conceito guardado para o salão parece feito a partir de um dos carros nacionais

Eventos | 27/10/2016 | 17h25

VW antecipa atrações do Salão do Automóvel

Conceitos e novas versões para Gol, Up! e CrossFox estão entre os destaques

MÁRIO CURCIO, AB

A VW antecipou sete das 12 novidades que pretende apresentar no Salão do Automóvel, que este ano ocorre entre os dias 10 e 20 de novembro no São Paulo Expo, antigo Centro de Exposições Imigrantes. A montadora guardou segredo do carro da foto ao lado, um conceito produzido a partir de um dos modelos à venda no Brasil, mas com aparência esportiva, novo conjunto de iluminação e, muito provável, um motor mais potente.

Entre os destaques revelados estão as versões Gol Track e Up! Track, ambas equipadas com motor 1.0 de três cilindros com até 82 cavalos. O primeiro recebeu a nova frente da picape Saveiro, com faróis maiores, capô, grade e para-choque diferentes do restante da linha Gol. A lista de itens de série inclui ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos e faróis de neblina. O acabamento interno também tem detalhes próprios da versão.

No Up! Track as mudanças são menos evidentes. O carro recebe apliques e detalhes diferentes nos para-choques, molduras sobre as caixas de rodas, maçanetas com acabamento preto fosco e faróis com máscara negra. As rodas de liga leve de 14 polegadas são opcionais.


Em sentido horário a partir do alto, à esquerda: novos Up! Track e Gol Track, conceito Golf GTE Sport e CrossFox Urban White.

Para o Cross Fox, versão topo de linha do hatch fabricado em São José dos Pinhais (PR), a Volkswagen criou o pacote Urban White, que inclui acabamento preto brilhante no teto, suporte do estepe pintado da cor do carro e sistema de monitoramento da pressão dos pneus, entre outros detalhes.

“Essas novas opções já entraram em produção e estarão à venda até o fim de novembro”, afirma o gerente de marketing de produto Régis Nazaraki. Os preços só serão revelados durante o salão.

Entre os carros de sonho a Volkswagen mostrará no salão o Golf GTE Sport, conceito que utiliza fibra de carbono em boa parte de sua carroceria e recebe um conjunto de três motores, combinados em um sistema de propulsão híbrido com 400 cavalos e tração integral.

O motor a gasolina é um 1.6 semelhante ao utilizado no Campeonato Mundial de Rali. Ele é assistido por dois motores elétricos, um dianteiro e outro traseiro. Segundo a Volkswagen ele acelera de zero a 100 km/h em 4,3 segundos e atinge velocidade máxima de 280 km/h.

EXPERIÊNCIAS VIRTUAIS PARA O PÚBLICO

Além de 30 carros expostos, o estande de 4,5 mil metros quadrados da Volkswagen terá atrações em realidade virtual para ganhar a atenção do público. Uma delas é o “Desafio Cross”, em que o visitante acredita estar realmente caminhando em uma pinguela sobre um precipício quando põe os óculos 3D e os fones de ouvido. Além dos estímulos visuais e sonoros, um ventilador soprando com maior ou menor intensidade torna ainda mais real a sensação de estar num local aberto.

Para explicar o funcionamento dos motores com turbo e injeção direta de combustível a montadora criou o “TSI Xtreme”, em que o visitante viaja para dentro de um motor. Pelo “HoloView” é possível entender como funcionam alguns sistemas do carro. Por fim, o “#VWeVC” usa como roteiro uma fábrica de automóveis.

Durante a passagem pela seção de pintura, gotículas de água borrifadas no ambiente farão o visitante do salão acreditar que está recebendo respingos de tinta. A visita virtual passa também pela Autostadt, prédio-garagem circular da Volkswagen na Alemanha.


Em sentido horário a partir do alto, à esquerda, as experiências virtuais: precipício no “Desafio Cross”, por dentro do motor em “TSI Extreme”, o prédio-garagem Autostadt da VW na Alemanha no tour “#VWeVC” e como funcionam alguns sistemas do carro em “HoloView”.

Assista ao vídeo com parte das novidades para o salão:



Tags: VW, Volkswagen, Gol, Up!, Track, CrossFox, Urban White, Golf GTS Sport.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência