Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Máquinas | 17/11/2016 | 23h59

Case investe R$ 36,5 mi em escavadeiras

Nova Série C tem seis modelos e já é montada na fábrica de Contagem, MG

MÁRIO CURCIO, AB | De Belo Horizonte (MG)

A Case Construction apresentou em Belo Horizonte (MG) seis modelos de escavadeiras hidráulicas. A nova linha se chama Série C e exigiu um investimento de R$ 36,5 milhões em aperfeiçoamentos, uma linha de montagem atualizada, desenvolvimento de fornecedores e testes de validação.

Os equipamentos vão de 13 a 37 toneladas e já são fabricados na unidade de Contagem (MG). Com eles, a linha nacional da Case passa de 12 a 17 modelos e eleva para 90% a cobertura do mercado de máquinas de construção.

“O desenvolvimento dos produtos para o Brasil começou no Japão em 2009”, afirma o vice-presidente da Case Construction para a América Latina, Roque Reis, explicando o porquê de um lançamento tão expressivo em 2016, já que o ano fechará com 8 mil máquinas de construção, 74% abaixo de 2013, o melhor período do setor.

“Decidimos naquela época por uma nova linha de escavadeiras hidráulicas porque este é um equipamento muito usado em países em desenvolvimento”, diz Reis. Agora, com o mercado em retração pelo menor número de obras de infraestrutura, as entregas da Case devem registrar queda de 21%: “Vendemos 1,9 mil máquinas em 2015; este ano fecharemos com 1,5 mil”, estima Reis. Para o mercado de máquinas de construção como um todo, o executivo acredita em alta de 10% em 2017.

NACIONAIS E “FINAMIZÁVEIS”

Segundo a Case, 60% dos componentes são locais e a nacionalização permite o acesso às principais linhas de financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), como Finame e Finame Agrícola. Os itens importados vêm em regra dos Estados Unidos, Japão e de países da Europa.

Reis afirma que a capacidade instalada se manteve em cerca de 10 mil unidades anuais porque uma das escavadeiras (a intermediária de 20 toneladas) já era montada aqui. Assim, o que aumentou foi a variedade de modelos nacionais.

A seguir, um resumo dos lançamentos:

CX130C - Tem peso operacional de 12,9 mil a 13,5 mil quilos e motor de 95 HP. Principais aplicações: abertura de valas em banhados, construção de pequenas barragens para irrigação, abertura de valas para rede de esgoto e carregamento de caminhões. Também tem uma versão com lâmina que aumenta sua versatilidade e é muito utilizada no agronegócio, em nivelamento de terreno e preenchimento de valas. O tamanho favorece o mercado de locação. Pode ser transportada em caminhão trucado com um eixo dianteiro e dois traseiros.

CX180C - Com peso operacional de 17,8 mil kg e motor de 119,6 HP, ela também se encaixa nas demandas do mercado de aluguel pela versatilidade e por algumas aplicações feitas por escavadeiras de 20 toneladas, como a colheita florestal. Nessa aplicação, ela é a preferida quando a colheita é feita precocemente ou no corte seletivo.

CX220C Série 2 - As escavadeiras hidráulicas na faixa de 20 toneladas detêm a metade do mercado brasileiro no segmento por causa da versatilidade. Opera tanto em serviços leves como em minerações e escavações de médio porte.

Cx240C Mass Excavator - Onde o trabalho pesado é mais rotineiro, como minerações ou em uma extração de pedra, é indicada a CX240C Mass Excavator, com motor FPT Industrial de 147,8 HP e peso operacional de 24,9 mil kg. O modelo possui algumas similaridades com a CX220C Série 2, como o tamanho da máquina, a potência do motor e o torque. Mas recebe maior contrapeso, braço reduzido e caçamba maior e mais robusta, alcançando melhor rendimento nessas operações. Tem versatilidade operacional de uma escavadeira de porte médio e bom desempenho em aplicações extremamente pesadas.

CX350C - O principal foco no desenvolvimento da CX350C é atender às necessidades das grandes construtoras e mineradoras. O modelo foi desenvolvido para aplicações em que o objetivo é a alta produção, como em construções e duplicações de rodovias, que exigem o carregamento de grande quantidade de caminhões. Utiliza motor de 268,2 HP e tem peso operacional de 38,2 mil kg.

CX370C Mass Excavator - Tem várias semelhanças com o modelo CX350C, como potência e tamanho, mas com braços mais robustos e contrapesos maiores, que aumentam a capacidade de elevação e garantem maior produtividade em minerações e extrações pesadas. É equipada com motor de 268,2 HP e tem peso operacional de 38,6 mil kg.



Tags: Case, Case Construction, escavadeiras hidráulicas, Roque Reis, máquinas de construção.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência