Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Negócios | 21/11/2016 | 15h02

Tesla conclui compra da SolarCity

Com a aquisição, empresa amplia gama de soluções de energia

REDAÇÃO AB

A Tesla fez nova investida para passar de fabricante de carros premium a fornecedora de soluções sustentáveis de mobilidade. A empresa concluiu a compra da SolarCity, especializada na produção de painéis solares para captação de energia e baterias de armazenamento. Ao incorporar o novo negócio, a empresa pretende oferecer produtos para tornar indivíduos autossuficientes na produção de energia para fazer deslocamentos ou abastecer a própria casa.

A compra faz parte do plano estratégico da Tesla para os próximos 10 anos, anunciado em julho (leia aqui). Na época, Elon Musk, CEO da inovadora marca de veículos, detinha 22% do controle acionário da SolarCity. O executivo aproveitou ainda para anunciar que, além de painéis solares, a companhia pretende oferecer caminhões e ônibus elétricos, sistema de compartilhamento de veículos e tecnologia avançada de condução autônoma.

Para Musk, a gama de solução de captação e armazenamento de energia faz todo o sentido para uma fabricante de carros elétricos. O executivo defende que a oferta de automóveis zero emissão é tão importante quanto a geração limpa, sem agredir ao meio ambiente, para reduzir as emissões de carbono globalmente.

CONDUÇÃO AUTÔNOMA

A oferta de carros totalmente autônomos também é uma meta que a Tesla pretende alcançar em breve. Por enquanto a empresa trabalha apenas com o Autopilot, que permite ao veículo rodar de forma semiautônoma, com a exigência de que o motorista mantenha sempre as mãos no volante ainda que não esteja efetivamente guiando o carro. O sistema foi alvo de críticas por causa de um acidente fatal (leia aqui).

A evolução do Autopilot, no entanto, promete não deixar a desejar. A companhia divulgou um impressionante vídeo em que um carro equipado com a tecnologia completamente autônoma roda em trajeto nos Estados Unidos. Uma câmera interna mostra o motorista e a estrada, enquanto, na lateral, aparecem imagens de outras câmeras que equipam o veículo, deixando claro como o carro “enxerga” as vias. Ao longo do trajeto, o motorista não toca no volante ou nos pedais. O automóvel é capaz de fazer todo o percurso e identificar as ruas, outros veículos, pedestres e ciclistas.



Tags: Tesla, SolarCity, compra, elétricos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência