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Carros autônomos terão centro de testes nos Estados Unidos

Tecnologia | 22/11/2016 | 17h29

Carros autônomos terão centro de testes nos Estados Unidos

Estrutura enorme será usada na criação de novos padrões para a indústria

REDAÇÃO AB

Começou a ser construída em Michigan, nos Estados Unidos, ampla estrutura para testes de carros autônomos, conectados e outras tecnologias de mobilidade. O projeto ambicioso, batizado de Michigan American Center for Mobility, ocupará área de mais de 1,4 milhão de metros quadros, o equivalente a quase 144 campos de futebol. A estrutura será instalada no complexo industrial Willow Run, localizado na cidade de Ypsilanti.

A iniciativa é fruto de cooperação entre o Estado de Michigan, o Departamento de Transportes, a Universidade de Michigan e organizações empresariais. A ideia é garantir estrutura adequada para que montadoras e outras empresas ligadas ao setor testem, pesquisem e desenvolvam tecnologias. Com isso, a região pretende dar mais um passo para se restabelecer como um polo automotivo global. Ao mirar na indústria automotiva, o Michigan American Center for Mobility pode acabar atraindo startups e empresas de tecnologia, que estão cada vez mais empenhadas em desenvolver veículos autônomos.

Outro objetivo importante do empreendimento é que empresas e governo trabalhem voluntariamente no desenvolvimento de padrões para carros autônomos. A NHTSA, órgão de segurança viária dos Estados Unidos está desenvolvendo as primeiras diretrizes para veículos com a tecnologia. A ideia é que, a partir daí, empresas e outras organizações interessadas possam interagir, debater e chegar a alguns consensos.

A estrutura do Michigan American Center for Mobility será ampla, com a simulação das diversas situações e variações climáticas que o veículo enfrentará em condições reais de uso.



Tags: carro autônomo, Michigan American Center for Mobility, tecnologia.

Comentários

  • Mauricio Penteado

    Será, sem dúvida, mais um avanço tecnológico que virá para ficar... Uma preocupação futura que ocorrerá será o da cobertura de seguros, ou seja: Em caso de acidentes nos quais os veículos autônomos estejam envolvidos, a quem caberá imputar a responsabilidade? Aos fabricantes? Aos “motoristas remotos” que determinaram a trajetória do veículo, remotamente? Aos celulares nos quais, provavelmente, será dado o comando de execução da trajetória? Taí uma interessante questão a ser explorada....

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