Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Anfir traz clientes estrangeiros a São Paulo

Negócios | 22/11/2016 | 19h40

Anfir traz clientes estrangeiros a São Paulo

Encontro reúne compradores de implementos de quatro países

REDAÇÃO AB

Um encontro reúne por dois dias em São Paulo 11 potenciais clientes estrangeiros do Chile, Colômbia, Peru e Honduras e 18 fabricantes brasileiros de carretas e equipamentos sobre chassi de caminhões para transporte de cargas. Com o objetivo de promover as vendas externas do setor, a rodada de negócios da terça-feira, 22, e quarta-feira, 23, é patrocinada e realizada pela Anfir, associação nacional dos fabricantes de implementos rodoviários, e Apex, agência do governo brasileiro dedicada à promoção de exportações e investimentos no Brasil.

Entre os potenciais clientes estrangeiros que vieram a São Paulo convidados por Anfir e Apex, o maior grupo é o da Colômbia, com seis das 11 empresas presentes. Estão na lista Transportes Montejo, Juannas, El Condor, Cargo Handling, Vidrio Andino e também a Daimler Colombia, que representa no país as marcas de caminhões Mercedes-Benz e Freightliner. Outros três representantes são sediados no Chile (Alo Group, Mercotrans e Cold Andina) e os dois restantes são do Peru (Stracongym) e Honduras (Grupo Tecun). Os 18 fabricantes brasileiros de implementos que negociam seus produtos no encontro são Fibrasil, Gascom, Grimaldi, Triel-HT, Ibiporã, Labor, Mirassol, Pastre, Rodovale, Rossetti, Truckvan, Usimeca, Bercamp, Randon, Facchini, Egsa, Soprano e Rodolinea.

Com exceção de Honduras, todos os três países sul-americanos representados no encontro de São Paulo já receberam visitas de implementadores brasileiros este ano. Em associação com a Apex, a Anfir aumentou os investimentos e criou uma agenda para promover as exportações do setor, que ganharam importância para compensar, ainda que parcialmente, a expressiva queda do mercado brasileiro de caminhões e implementos, com retração de 31% de janeiro a outubro em comparação com o mesmo período de 2015. Desde junho deste ano a entidade já organizou três missões empresariais para visitar potenciais clientes na América do Sul.

A primeira comitiva, formada por 14 fabricantes de implementos, teve como destino a Colômbia (leia aqui). A segunda foi realizada em setembro no Peru, com a participação de sete empresas na Expomina, feira do segmento de mineração (leiaaqui). Em outubro foi a vez do Chile receber 11 exportadores brasileiros do setor (leia aqui).

As vendas externas de implementos rodoviários nos 10 primeiros meses de 2016 cresceram 24,2% em relação a 2015, mas as 2.914 unidades exportadas até o fim de outubro ainda têm baixa representatividade no total de negócios dos fabricantes, apenas 5,3%, ainda que este índice também tenha avançando bastante, pois foi de 3% em idêntico intervalo do ano passado.



Tags: Anfir, Apex, exportações, implementos rodoviários, negócios, vendas.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência