Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Karmann-Ghia tem falência decretada

Trabalho | 24/11/2016 | 16h54

Karmann-Ghia tem falência decretada

Decisão da Justiça decorre do abandono da fábrica do ABC pela direção

REDAÇÃO AB

A Justiça decretou a falência da Karmann-Ghia na quarta-feira, 23. A decisão do juiz Gustavo Dall’Olio, da 8ª Vara Cível de São Bernardo do Campo (SP), julgou procedente o pedido ajuizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC no dia 28 de junho por causa do abandono da fábrica pela direção da empresa, após longo período sem cumprir suas obrigações trabalhistas.

Especializada na fabricação de ferramentais pesados, a empresa vinha prestando serviços para a Fiat até maio, quando interrompeu as atividades. Naquele mês, os trabalhadores passaram a ocupar a fábrica como forma de pleitear direitos. Cerca de 600 funcionários foram prejudicados, entre empregados que estavam na ativa e não recebiam salários e demitidos que não receberam rescisões.

“Tentamos vários acordos para parcelamento de dívidas e todos foram descumpridos”, afirma o diretor da entidade, Carlos Caramelo. A ocupação cessou nesta quarta-feira, com o decreto de falência.

A fábrica da Karmann-Ghia do Brasil foi inaugurada em maio de 1960. Além de montar os cupês VW Karmann-Ghia, Karmann-Ghia TC e SP-2, a unidade participou também da produção de veículos como o Ford Escort XR-3 conversível e entre 1998 e 2005 montou os Land Rover Defender.

Em 2013 a empresa lançou um concurso de design que resultou em uma nova proposta do cupê Karmann-Ghia (veja aqui), assim como a VW fez com o Fusca.

Com a falência decretada, os antigos administradores são retirados do comando da empresa e um novo administrador nomeado pela Justiça irá gerir o processo de recuperação judicial. O presidente do sindicato, Rafael Marques, destaca que a entidade terá papel importante nessa etapa.

“É um processo longo, mas os créditos trabalhistas passam a ter prioridade. Nosso departamento jurídico vai acompanhar de perto, passo a passo, a recuperação”, diz Marques.



Tags: Karmann-Ghia, falência, sindicato, metalúrgicos, ABC, Gustavo Dall’Olio.

Comentários

  • Reinaldo Santos

    Bom dia Como sempre todas as notícias da Automotive Business são extremamente muito bem feitas a sua redação. Parabens. Gostaria de incluir meu email para receber notícias via email. Grato Reinaldo

  • Elton

    Foi decretado Falência ou Recuperação Judicial? São coisas diferentes. Falência significa o fim definitivo da operação e, entre outras, leilão do patrimônio para quitação de dívidas. Fiquei em dúvida. Obrigado.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência