Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 22/12/2016 | 16h20

Nova tecnologia promete carros conectados sem rede móvel

Atos desenvolveu solução que aproveita redes Wi-Fi para manter veículos online

REDAÇÃO AB

A Atos, empresa focada em serviços digitais, anuncia ter dado passos consistentes no desenvolvimento de uma nova tecnologia para manter carros conectados. Batizada de Car-Fi, a a solução sustenta os carros online o tempo todo via Wi-Fi sem interrupção no sinal. O sistema usa pontos de internet sem fio já existentes e troca a conexão conforme o veículo se desloca. Para manter o acesso estável, a tecnologia permanece conectada sempre a dois pontos diferentes: um para garantir a internet necessária para o carro e outro apenas para pesquisar o próximo ponto livre para a mudança.

A novidade está em teste nas ruas do Reino Unido. Segundo a Atos, a solução tem diversas aplicações, com potencial para apoiar serviços públicos, como a atuação da polícia, até ser usado pelo sistema de infoentretenimento de um automóvel. A fabricante destaca que a conectividade é aspecto chave também para a evolução dos carros autônomos no futuro, garantindo acesso a mapas de navegação e à informações sobre congestionamento, por exemplo.

Segundo a companhia, em testes o sistema se mostrou estável. Foram feitas transmissões ao vivo pelo YouTube diretamente do carro em movimento, o que indica que a conexão não tem quedas.



Tags: conectividade, Atos, internet, Car-Fi.

Comentários

  • Marcelo Borghi

    Eu gostaria de saber quando as marcas que fabricam ou vendem aqui vão usar tanta tecnologia a disposição, inclusive as já conhecidas há décadas, para aumentar, em muito, o nível de segurança dos nossos carros. O assunto nas revendedoras é conectividade e multimídia, segurança, não. Então tem que ser obrigando mesmo. Temos em nosso mercado carros de mais de 80000 reais com apenas 2 air bags (obrigatórios), sem controle de estabilidade, sem resultados de crash tests divulgados. É uma vergonha!!!

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência