Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 17/01/2017 | 18h54

ZF trabalha em inteligência artificial para veículos

Em parceria com NVIDIA, sistemista desenvolve solução para carro autônomo

REDAÇÃO AB

A ZF uniu forças com a norte-americana NVIDIA no desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial para o setor de transportes. A ideia é trabalhar em tecnologias para direção automatizada e autônoma que possam ser utilizadas em automóveis, caminhões e até mesmo em aplicações industriais. O projeto, batizado de ZF ProAI, pretende chegar a uma solução que fará com que os veículos entendam o entorno, com plena compreensão dos dados captados por sensores e câmeras. O objetivo é produzir o sistema em série a partir de 2018.

Ao trabalhar no desenvolvimento de inteligência artificial para veículos, a ZF segue uma forte e clara tendência para os próximos anos. A parceria com a NVIDIA é parte da estratégia da companhia para acelerar esta evolução. O ZF ProAI usará plataforma da companhia norte-americana para processar informações das várias câmeras e radares Lidar que equipam veículos automatizados.

O conjunto terá capacidade de reconhecer o que acontece no entorno do carro e decidir a ação adequada com a definição da localização precisa do veículo e planejamento do melhor trajeto para se deslocar de um ponto a outro. A ideia é que, quando chegar ao mercado, o ZF ProAI possa ser atualizado à distância, garantindo aos veículos novos recursos e capacidades, como acontece hoje com os carros da Tesla.

Segundo a fabricante de autopeças, atualmente os automóveis trabalham com sistema que une vários processadores, sendo que cada um deles controla uma função específica. Na análise da companhia, a potência computacional deste formato não é o suficiente para a condução autônoma.

“Adicionalmente aos automóveis autônomos, percebemos muitas oportunidades de levar essa tecnologia para os veículos comerciais e outras aplicações industriais. O software que oferece inteligência artificial e compreensão profunda prevalecerá em muitos ramos de IA nos próximos anos”, enfatiza em comunicado Torsten Gollewski, diretor de Engenharia Avançada na ZF.



Tags: ZF, inteligência artificia, NVIDIA, ZF ProAI.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência