Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Internacional | 18/01/2017 | 19h32

Toyota firma acordo por energia limpa nos Emirados Árabes

Programa de pesquisa com Masdar visa explorar potencial do hidrogênio no país

REDAÇÃO AB

A Toyota assinou um acordo com a Masdar, companhia nacional de energia dos Emirados Árabes, para a criação de um programa de pesquisa que visa explorar o uso de energia limpa proveniente do hidrogênio na cidade de mesmo nome, Masdar. O anúncio foi feito durante a abertura da Semana da Sustentabilidade em Abu Dhabi, que reúne conferencistas para debater as exigências do Acordo Climático de Paris e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

A parceria, que também abrange o distribuidor de veículos Al-Futtaim Motors, prevê como primeira ação uma série de testes de rodagem e abastecimento do Mirai a partir de maio deste ano. O veículo, equipado com tecnologia de célula de combustível a hidrogênio, será avaliado sob calor extremo e ambiente poeirento, entre outras condições próprias daquela região.

“Os Emirados Árabes Unidos possuem um vasto potencial para expansão da produção de hidrogênio. O país apresenta capacidade excedente em instalações e estações localizadas nas refinarias de petróleo e a expertise para produzir hidrogênio como subproduto proveniente da soda cáustica, sem contar o potencial de geração de energia por meio das mega centrais de energia solar”, declarou o chairman da Toyota, Takeshi Uchiyamada. “À medida que o governo continua promovendo novas iniciativas e buscando a criação de uma sociedade baseada no hidrogênio, os Emirados Árabes Unidos serão capazes de emergir como líder mundial da próxima geração de energias limpas”, acrescentou o executivo.

O acordo faz parte da ofensiva da Toyota a partir da campanha Desafio Ambiental 2050, lançada em 2015 e que direciona a empresa para atuar de forma constante no desenvolvimento de sociedades sustentáveis. A fabricante listou uma série de iniciativas para cumprir as principais metas ambientais em seu segmento de atuação, incluindo a redução de até 90% na emissão de CO2 em carros novos.

Por sua vez, o governo dos Emirados Árabes lançou uma agenda nacional denominada Visão dos Emirados Árabes Unidos 2021, com o objetivo de promover ações pela qualidade do ar e pela expansão do uso de energias limpas, além de se tornar referência em qualidade de infraestrutura.



Tags: Toyota, energia limpa, hidrogênio, Mirai, célula de combustível, Emirados Árabes.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência