Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 18/01/2017 | 20h00

Tata Motors encara o desafio de testar autônomos na Índia

Companhia pediu autorização para rodar com protótipos em Bengaluru

REDAÇÃO AB

A Tata Motors pretende fazer o que nenhuma companhia estrangeira teve coragem de encarar até agora: testar carros autônomos no caótico trânsito do país. Informações do Business Standard, principal publicação sobre negócios da região, apontam que a companhia pediu autorização para rodar com carros sem motoristas às autoridades de Bengaluru, cidade do sul da Índia.

A demanda veio da Tata Elxsi, divisão do grupo especializada design e engenharia. O foco não é desenvolver um carro totalmente novo, mas adaptar a tecnologia a dois sedãs já oferecidos pela companhia, equipando os modelos com sensores, câmeras e um sistema para processas os dados e informações captados. Os testes já começaram, mas apenas dentro dos limites da empresa em Bengaluru.

A Tata Motors, que controla a Jaguar Land Rover, trabalha no desenvolvimento de carros autônomos desde 2014. Ainda assim, o plano de testar a tecnologia em vias públicas na Índia é ousado. Diferentemente do que acontece nas ruas da Europa e dos Estados Unidos, no país os carros dividem espaço com uma série de lentos riquixás, com motoristas imprudentes nos automóveis, pedestres e, eventualmente, vacas e elefantes.

Diante da peculiaridade das vias indianas, líderes de outras companhias já chegaram a avisar que os carros autônomos vão demorar para chegar à região. Travis Kalanick, CEO da Uber, disse que o país será o último a receber a frota de veículos sem motorista que a companhia pretende implementar globalmente. Se os testes avançarem, a Tata Motors vai fazer o executivo norte-americano morder a língua.



Tags: Tata Motors, carro autônomo, Índia, teste.

Comentários

  • Luiz Claudio Garrido

    Esse caras da Tata Motors são loucos maravilhosos. Eles não tem medo de ousar. O Brasil tinha que seguir esses exemplos, desenvolver suas próprias marcas e tecnologias. Parabéns aos Indianos e a Tata Motors.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência