Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Queda nas vendas de veículos ainda persiste

Mercado | 19/01/2017 | 18h04

Queda nas vendas de veículos ainda persiste

Letícia Costa prevê que recuperação começa com atraso, mas ainda em 2017

GIOVANNA RIATO, AB

Conteúdo apresentado por VIII Fórum da Indústria Automobilística

A aguardada reversão da curva de contração nas vendas de veículos ainda não aconteceu. A opinião é da consultora Letícia Costa, da Prada Assessoria. Na visão dela, depois de encolher 20,2% em 2016, para 2,05 milhões de unidades, o mercado ainda não voltou a crescer. “Há claramente uma redução da velocidade da queda, mas não atingimos o ponto de inflexão”, avalia.

Letícia aponta que a economia segue combalida, com desemprego elevado e taxa de juros alta mesmo com a recente redução da Selic para 13%. Neste cenário, ela entende que falta um motivador para estimular a melhora do patamar de vendas de veículos. “É preciso um fator para impulsionar os volumes. No caso dos automóveis, pode ser uma redução nos preços, maior oferta de crédito ou a confiança dos consumidores de que não perderão seus empregos e, portanto, podem contrair uma dívida”, aponta. No segmento de caminhões, a consultora destaca que o empresário ou motorista autônomo precisam ter um bom motivo para investir em um novo veículo.

RETOMADA À VISTA

O panorama econômico, acredita Letícia, deve começar a melhorar nos próximos meses. “Se não tivermos nenhum susto, acredito que uma retomada vai se iniciar ainda este ano”, projeta. Na visão dela, no entanto, este processo ainda será muito lento e tênue.

A expectativa é semelhante à de algumas entidades do setor automotivo, que esperam crescimento, ainda que raquítico, das vendas de veículos para 2017. A Fenabrave, que representa os concessionários, espera aumento de 2,3% nos emplacamentos para 2,1 milhões de unidades entre leves e pesados. Já a Anfavea tem expectativa mais otimista. A associação dos fabricantes de veículos aposta em alta de 4%, para 2,13 milhões de emplacamentos.

Tanto o presidente da entidade, Antonio Megale, quanto Letícia Costa estarão no VIII Fórum da Indústria Automobilística, principal evento do setor com foco em oferecer conteúdo e promover relacionamento e negócios. O encontro acontece em 17 de abril em São Paulo. Eles e outros executivos e especialistas vão debater os rumos do segmento no Brasil. Para conferir a programação completa e se inscrever é só clicar aqui.



Tags: Letícia Costa, mercado, vendas, veículos, VIII Fórum da Indústria Automobilística.

Comentários

  • Carlos Ney C dos Santos

    Na reportagem da Semana, quero destacar o seguinte: Percebo que ainda estamos trabalhando o jeito errado. Fazemos ofertas falando em Preco, mas estamos com juros ainda muito alto que assustam o consumidor. Quando se fala em taxa Zero os Banco pedem entrada de 80% e reduzem o prazo de financiamento para 12 meses. A População Brasileira não é mais tola. O Consumidor entende o seguinte: Se os Bancos que são as intituições de enorme força economica no País, não está acreditando na retomada, pois quando apresenta altas taxas de juros e quando tenta fazer algo de diferente demonstra nitidamente sua desconfiança no mercado quando diz para o consumidor: "Só financio com um diferencial se o risco maior for o seu e não o meu". Precisamos de um MOTIVADOR de FATO para que essa acelaração aconteça.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência