Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 23/01/2017 | 17h05

New Holland testa trator a biometano no Brasil

Protótipo economiza 40% de combustível e emite 80% menos CO2

REDAÇÃO AB

A New Holland está testando um protótipo de trator movido a biometano, combustível gerado a partir da decomposição de resíduos orgânicos, 100% renovável e com características químicas semelhantes ao GNV (gás natural veicular). O modelo T6.140, que está sendo avaliado em uma propriedade rural no município de Santa Helena (PR), é o mesmo que foi testado em uma fazenda no norte da Itália, onde a empresa verificou 40% de economia de combustível em comparação com um trator a diesel e emite 80% menos CO2 do que quando abastecido com combustível fóssil.

A iniciativa parte da regulamentação da ANP (Agência Nacional do Petróleo e Gás Natural e Biocombustíveis) para o uso de biometano em veículos no Brasil, divulgada em fevereiro de 2015, medida que era aguardada desde 2011, ano em que foram iniciados testes com veículos movidos a biometano no País. Com o trator movido a biometano, a expectativa é de que o agronegócio brasileiro conquiste maior competitividade no mercado, e com a autossuficiência em combustível, é possível ocorrer o barateamento do custo de produção.

“Com o teste em uma área brasileira, podemos confirmar a autonomia de pelo menos cinco horas da máquina nas condições que os produtores rurais do país trabalham. Também poderemos observar a economia no consumo de combustível”, conta o gerente de marketing de produto, Nilson Righi, coordenador do teste.

O trator possui capacidade para armazenar 300 litros de metano comprimido e conta com uma estrutura de produção do biometano próximo ao local de teste, localizado entre os municípios de Foz do Iguaçu e Cascavel, que já possui parceria técnica com a usina Itaipu Binacional em um projeto piloto de produção de combustível.

Segundo o proprietário da fazenda onde são feitos os testes, André Haacke, se forem bem-sucedidos, deve haver economia de custos. Com cerca de 40 hectares, o local produz milho e aveia para o gado confinado e cria aves para a produção de ovos.



Tags: New Holland, trator, biometano, ANP.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência