Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Volkswagen trará Alexa, da Amazon, para dentro do carro

Tecnologia | 23/01/2017 | 20h15

Volkswagen trará Alexa, da Amazon, para dentro do carro

Serviço de voz combina inteligência artificial com comandos a partir do veículo

REDAÇÃO AB

A Volkswagen disse que vai oferecer o Alexa, serviço de voz da Amazon, em seus veículos no futuro, tornando-se a primeira montadora a incorporar o recurso diretamente no sistema de multimídia do carro, sem intermediário. Outros fabricantes como BMW, Ford e Hyundai já utilizam Alexa, mas seu funcionamento está vinculado por meio de um aplicativo instalado em smartphone que deve se conectar ao sistema multimídia dos veículos.

O Alexa funciona como um assistente pessoal usando recursos da inteligência artificial. Graças à sua incorporação ao sistema do carro, será possível o motorista instrui-lo a realizar ações por meio de comando de voz, como ligar o aquecimento da casa no momento ideal para encontrar uma temperatura confortável, por exemplo.

Durante a CES (Consumer Electronics Show), tradicional feira de tecnologia e eletrônicos realizada em Las Vegas (EUA), a Volkswagen mostrou seu SUV Tiguan equipado com um sistema que reage a palavras-chave por comando de voz como ‘Hey, Volkswgen’. A edição da feira neste ano mostrou claramente a tendência do uso de inteligência artificial pelas montadoras (leia aqui).

“Temos várias possibilidades de programas que os clientes podem escolher”, disse o diretor da VW para desenvolvimento eletrônico, Volkmar Tanneberger. “Então você pode dizer, por exemplo, ‘Hey Buddy, pergunte a Alexa o quão quente está em casa?’ E depois canaliza o comando para Alexa, que informa ser 20 graus”, exemplifica.

O recurso também pode ser utilizado na via contrária, de perguntar ao Alexa sobre o status do combustível do carro antes de sair de casa, com frases como “Alexa, pergunte ao Volkswagen quanto combustível há no tanque”.

O Alexa utiliza software de reconhecimento de voz de última geração. Por meio da inteligência artificial, a montadora reforça que o sistema ainda é capaz de se tornar cada vez mais familiarizado com um usuário e suas preferências ao longo do tempo e utiliza esse conhecimento para sugestões de rotas personalizadas, por exemplo.

“A Volkswagen e a Amazon compartilham uma visão comum em torno da voz com o futuro: é uma maneira segura e natural para que possamos interagir com o veículo”, disse gerente geral da Amazon Alexa Automotive, John Scumniotales.



Tags: Volkswagen, Alexa, Amazon, serviço de voz, inteligência artifical.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência