Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Volkswagen quer conexão 5G em seus elétricos
Conceito ID será base para novo compacto 100% elétrico que será lançado pela VW em 2020: modelo deverá ter conexão 5G

Tecnologia | 24/01/2017 | 20h24

Volkswagen quer conexão 5G em seus elétricos

Primeiro modelo baseado no compacto ID deve chegar ao mercado em 2020

REDAÇÃO AB

Após anunciar que pretende usar o comando de voz Alexa da Amazon em seus veículos no futuro próximo (leia aqui) a Volkswagen diz que planeja equipar sua família de carros elétricos com a próxima geração de conectividade móvel 5G. O primeiro modelo, um hatchback baseado no conceito compacto ID, deve ser lançado em 2020, conforme a estratégia da montadora, seguido por um micro-ônibus, em 2022.

“Todas as soluções futuras para a mobilidade individual dependem da capacidade de lidar com grandes quantidades de dados dentro e fora do carro”, disse o diretor de desenvolvimento de eletrônica da Volkswagen, Volkmar Tanneberger, na CES, feira de eletrônicos realizada neste mês em Las Vegas (EUA), durante o lançamento de um chip pela empresa Qualcomm, que planeja lançar ainda este ano testes padrões de comunicação móvel 5G, junto com as empresas como a AT&T e Ericsson.

“A conexão 5G é a chave que permitirá que a tecnologia acomode uma grande quantidade de dados, melhorando a experiência do usuário e transformando o sistema de transporte como um todo”, afirma Tanneberger.

Por ora, as velocidades de transferência de dados ultra-rápidas necessárias para a internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) são dificultadas pela falta de banda larga disponível. Uma vez que a maior parte das telecomunicações móveis estão ligadas ao mesmo conjunto estreito de frequências alocadas pelos governos, isso tende a ser tornar um grande problema no futuro, quando a internet das coisas conectará bilhões de dispositivos inteligentes, abrangendo automóveis, residências e escritórios, sendo necessária aumentar exponencialmente a capacidade de transmissão e armazenamento de dados.

Para o CEO da Qualcomm, Steve Mollenkopf, “a conexão 5G terá um impacto semelhante à introdução da eletricidade ou do automóvel. Em 2035, quando o benefício econômico total do 5G deverá estar consolidado em todo o mundo, uma ampla gama de indústrias de varejo, educação, transporte, entretenimento entre outros poderão produzir até US$ 12 trilhões de bens e serviços habilitados por 5G”.



Tags: Volkswagen, carros elétricos, conectividade, 5G.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência