Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Daimler bate recorde em lucro líquido de 2016
Executivos do conselho divulgam balanço do Grupo Daimler à imprensa em Stuttgart

Balanço | 03/02/2017 | 18h25

Daimler bate recorde em lucro líquido de 2016

Ganhos da companhia crescem 1% em um ano e atingem € 8,7 bilhões

REDAÇÃO AB

O Grupo Daimler bateu recorde em seu lucro líquido em 2016 ao reportar € 8,78 bilhões, superando em 1% o recorde anterior, que era de 2015, quando os lucros foram de € 8,71 bilhões. O resultado reflete o aumento de 3% do faturamento, para € 153,2 bilhões contra os € 149,4 bilhões do ano anterior.

“Em 2016 a Daimler bateu recordes de vendas, receitas e lucros. Mas o mais importante é que, no melhor ano da história da empresa até agora, também iniciamos a maior transformação da Daimler”, declarou o presidente do conselho de administração do grupo, Dieter Zetsche, durante a conferência anual de imprensa realizada na quinta-feira, 2, em Stuttgart, na Alemanha. “Nós definimos nosso novo curso no sentido da mobilidade elétrica e estamos estabelecendo uma nova cultura de cooperação junto com nossa força de trabalho. Aqueles que desejam moldar o futuro do automóvel na vanguarda da indústria precisam de força financeira e habilidade inovadora. Em 2016, demonstramos que a combinação desses dois fatores na Daimler é mais forte agora do que nunca”, disse.

As vendas globais da companhia alcançaram as 2,99 milhões de unidades no ano passado, volume 3% maior que o apurado em 2015 e em linha com o crescimento projetado pela empresa. A divisão de veículos leves aumentou seus volumes em todas as categorias, tendo terminado o ano com alta de 10% para automóveis (Mercedes-Benz Cars) - 2,19 milhões sobre 2,85 milhões - e aumento de 12% no segmento de vans (Mercedes-Benz Vans) - 359 mil contra 321 mil. Já no segmento de pesados, tanto a Daimler Truck e ônibus (Daimler Bus) tiveram queda de 17% e 7%, respectivamente, de 502,4 mil para 415,1 mil caminhões e de 28 mil para 26,2 mil ônibus.

O faturamento de cada divisão acompanhou em parte o desempenho de vendas: a Mercedes-Benz Cars observou aumento de 7% da receita, para € 89,2 bilhões e a Mercedes-Benz Vans aumentou em 12%, para € 12,8 bilhões.

A Daimler Trucks diminuiu as receitas em 12%, para € 33,1 bilhões, resultado da queda acentuada das vendas em regiões importantes como Nafta, América Latina e Oriente Médio, além de Turquia e Indonésia. O Ebit (lucro antes de juros e impostos) caiu 24%, passando de € 2,57 bilhões em 2015 para € 1,94 bilhão em 2016. Este resultado reflete a intensa concorrência na Europa, além das despesas de € 91 milhões com custos de demissões e ajustes de mão de obra no Brasil.

Já a Daimler Bus teve receita 2% maior, para € 4,17 bilhões. Por sua vez, a Daimler Financial Services, que abrange os serviços financeiros da companhia, incluindo o Banco Mercedes-Benz, viu seu faturamento subir 9% em 2016 na comparação com o ano anterior, para € 20,6 bilhões.

“No negócio automotivo, atingimos nossas metas de retorno sobre as vendas mais uma vez no ano passado e estamos confiantes de que seremos capazes de melhorar esses resultados em 2017”, enfatizou Bodo Uebber, membro do conselho de administração do Grupo Daimler, responsável pelas finanças, controladoria e pela Daimler Financial Services,.

Para este ano, o presidente afirma esperar por um novo recorde: “Queremos aumentar nossas vendas totais, nossos serviços financeiros e de mobilidade, que também visam um maior crescimento”, resumiu Zetsche.



Tags: Daimler, lucro líquido, Mercedes-Benz, faturamento, Dieter Zetsche.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência