Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 06/02/2017 | 19h20

Máquinas registram alta em janeiro

Vendas internas cresceram 75% e exportações avançaram 42%

MÁRIO CURCIO, AB

O segmento de máquinas automotrizes começou 2017 confirmando a expectativa de recuperação divulgada em 2016. Janeiro teve 2,8 mil unidades repassadas à rede, uma alta de 74,9% sobre o mesmo mês do ano passado: “O crescimento foi substancial. Um dos motivos é a safra recorde aguardada, de 218 milhões de toneladas”, afirma Antonio Megale, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

- Veja aqui os dados de janeiro da Anfavea.
- Leia também: Veja os resultados do setor em janeiro.
- Veja aqui outras estatísticas em nossa página AB Inteligência.

As máquinas de maior volume de vendas, os tratores de rodas, tiveram 2,3 mil unidades entregues pelas fábricas aos concessionários em janeiro. O total foi 109,6% maior que o registrado em janeiro de 2016. Os modelos acima de 130 cavalos superaram os tratores intermediários (de 81 a 130 cv) e registraram o crescimento mais significativo, de 214,4%.

Colheitadeiras de cana e de grãos também tiveram alta (respectivamente, 122,2% e 13,7%). Megale recorda a importância das linhas de financiamento, que até o fim do exercício do período atual (em junho) somarão R$ 9 bilhões ou mais em créditos.

Já a venda de máquinas voltadas à construção continua em baixa. Os tratores de esteiras recuaram 18,8% e as retroescavadeiras, 74,5%. Como os caminhões (veja aqui), esses equipamentos também dependem da retomada de obras de infraestrutura.

EXPORTAÇÕES ANIMAM ANFAVEA

O presidente da Anfavea recorda que as exportações cresceram 42,4% sobre janeiro de 2016 ao somar 477 unidades. “Em valores a alta também foi relevante, 35,7%.” Como consequência, a produção total de máquinas em janeiro somou 3 mil unidades, anotando acréscimo de 82,2% sobre o mesmo mês de 2016. Até mesmo as retroescavadeiras apresentaram volume significativo no mês: 211 unidades e alta de 67,5%.



Tags: Máquinas agrícolas, equipamentos de construção, Antonio Megale, tratores de rodas, tratores de esteiras, retroescavadeiras, colheitadeiras.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência