Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Motos têm alta de 7,5% na produção

Indústria | 08/02/2017 | 18h15

Motos têm alta de 7,5% na produção

Estoques menores que os de 2016 favoreceram números do setor

MÁRIO CURCIO, AB

A produção de motos em janeiro alcançou 81,6 mil unidades, registrando alta de 7,5% sobre o mesmo mês de 2016 e de 148,8% no confronto com dezembro, impactado por férias coletivas nas fábricas de Manaus. Os números foram divulgados pela Abraciclo, associação que reúne as empresas dos setores de motos e bicicletas.

As vendas no atacado (das fábricas às concessionárias) somaram 67,1 mil motocicletas em janeiro, alta de 14,2% sobre o mesmo mês de 2016 e de 19,8% sobre dezembro. No entanto, essas altas na comparação com janeiro de 2016 devem ser vistas com cautela porque naquele período as montadoras e revendas tinham estoques elevados.

A baixa média diária de vendas (pouco mais de 3 mil unidades) indica que o momento ainda é de preocupação. Segundo a Abraciclo, este foi o pior resultado para o mês desde 2003. Desde o segundo semestre de 2016 as médias diárias vêm sendo próximas ou inferiores a 3,5 mil unidades, como se esta fosse a nova realidade do setor.

A Abraciclo projeta um 2017 muito parecido com o ano passado (veja aqui), com leve alta na produção (910 mil unidades, acréscimo de 2,2%) e queda nas vendas no atacado (825 mil motos, -4,1%). Os emplacamentos devem chegar a 890 mil motos (-1,1%).

Para 2017, a melhor expectativa, embora com pequeno volume, é para as exportações, que devem fechar o ano com 93 mil unidades e alta de 66%. Janeiro confirmou a tendência de alta e teve 5,8 mil unidades embarcadas, 72,9% a mais que o mesmo mês do ano passado.



Tags: Motos, motocicletas, Abraciclo, produção, vendas, atacado.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência