Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 06/03/2017 | 14h37

Volvo CE introduz produção compartilhada em Pederneiras

Fábrica passa a montar carregadeiras e caminhões articulados na mesma linha

REDAÇÃO AB

A única fábrica da Volvo Construction Equipment na América Latina, localizada em Pederneiras (SP), adota o sistema de produção compartilhada, passando a montar em uma única linha e ao mesmo tempo carregadeiras e caminhões articulados. A ação a torna a única das 15 unidades da Volvo CE no mundo a possuir uma única linha dedicada a dois produtos diferentes.

“Fazemos parte da plataforma global industrial da marca. A inovação constante é muito importante para continuarmos a expandir e melhorar nossa atuação”, afirma Wladimir Garcia, vice-presidente e diretor-geral do complexo industrial da Volvo CE na América Latina.

Segundo o engenheiro de montagem, Alex Ikeda, o projeto permitiu diminuir em quase 10% o tempo de montagem das máquinas: “Reduzimos a complexidade de nossa fábrica, consolidando e melhorando a atuação das áreas de suportes, como engenharia, qualidade e logística”, afirma.

“Aumentamos nossa eficiência e melhoramos a capacidade instalada”, complementa Fernando Remoto, chefe de montagem da fábrica e um dos responsáveis pelo projeto.

A mudança também gerou ganhos ambientais. “A junção das linhas de produção também permitiu diminuir anualmente a emissão de 41 toneladas de CO2, assim como economizar cerca de 120 mil kW de energia elétrica”, lembra Garcia.

Na mesma linha de Pederneiras estão sendo produzidos os caminhões articulados nos modelos A25G e A30G e as carregadeiras L60F, L70F, L90F, L110F e L120F. Além do setor de construção civil, eles são utilizados em obras de infraestrutura e mineração, além de pedreiras e reciclagem, ou mesmo na agricultura e na pecuária.

“Na prática, o benefício final é do cliente, que poderá receber sua máquina mais rápido, com um lead time reduzido”, observa o presidente da Volvo CE Latin America, Afrânio Chueire.

A fábrica de Pederneiras também é responsável pela produção de escavadeiras e compactadores, além de escavadeiras da marca SDLG, que pertence à Volvo CE, sendo a única planta da companhia no mundo a produzir duas marcas no mesmo complexo industrial.



Tags: Volvo CE, produção compartilhada, máquinas de construção, caminhões articulados, Pederneiras.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência