Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Usados crescem no primeiro bimestre

Mercado | 09/03/2017 | 13h10

Usados crescem no primeiro bimestre

Venda de autos e comerciais subiu 9%, puxada por modelos com até 3 anos

MÁRIO CURCIO, AB

Diferentemente do que ocorre no setor de veículos novos, a venda de usados ainda mostra algum fôlego e registrou alta de 9% no primeiro bimestre, quando 1,54 milhão de automóveis e comerciais leves trocaram de mãos. Os números foram divulgados pela Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionários. O total indica 5,6 usados para cada zero-quilômetro vendido.

Com menos dias úteis por causa do carnaval, fevereiro teve queda de 14,2% ante janeiro, mas revelou melhor média diária de transferências (39,4 mil, ante 37,6 mil do primeiro mês do ano). De quebra, também foi ligeiramente melhor (1,6%) que fevereiro de 2016.

- Veja aqui os dados de vendas de usados no bimestre consolidados pela Fenabrave
- Confira outros dados e estatísticas em AB Inteligência

“Os dados (verificados no bimestre) são bons indícios para o setor”, afirma Ilídio dos Santos, presidente da Fenauto, entidade que reúne os revendedores de usados. O crescimento no mercado de segunda mão foi alavancado pelos seminovos, modelos até três anos de uso, que anotaram alta de 25,2% no bimestre e confirmam o potencial que esse segmento tem em substituir o zero-quilômetro em momentos de crise. "O comprador leva em consideração as vantagens nos preços de usados mais equipados em relação aos novos", recorda o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior. Os seminovos responderam por 13,3% das transferências de usados.

Os usados com quatro a oito anos tiveram desempenho estável (-0,4%).

CAMINHÕES E ÔNIBUS

A movimentação também foi positiva no mercado de transporte. No primeiro bimestre, 46,7 mil caminhões trocaram de mãos, registrando alta de 4,1% sobre o mesmo período de 2016. O volume de transferências no período revela 8,4 caminhões usados vendidos para cada zero-quilômetro.

Os ônibus de segunda mão negociados no bimestre somaram 7,7 mil unidades e alta expressiva de 39%. O volume indica 8,3 usados para cada ônibus novo licenciado, proporção semelhante àquela de caminhões usados/novos.

MOTOS

As transferências de motos no primeiro bimestre somaram 417,9 mil unidades, levando a uma pequena alta de 3,8% sobre o mesmo período de 2016. O número de fevereiro ficou 11,9% abaixo de janeiro, mas mostra média diária de 10,9 mil unidades, ante 10,1 mil em janeiro. No segmento, a proporção foi de 3,3 motocicletas usadas para cada nova vendida no Brasil.



Tags: Usados, seminovos, Fenabrave, Fenauto, caminhões, ônibus, motos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência