Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 13/03/2017 | 19h01

Intel compra a Mobileye por US$ 15,3 bilhões

Companhia passa a controlar empresa de sistemas de assistência à direção

REDAÇÃO AB

A Intel anunciou na segunda-feira, 13, a compra da Mobileye, em iniciativa que reforça a crença de que o setor automotivo e a área de tecnologia são terrenos cada vez mais próximos. A corporação vai investir US$ 15,3 bilhões na aquisição na empresa especializada na produção de sistemas de assistência ao motorista para carros autônomos. É o valor mais alto já pago na compra de uma startup de tecnologia israelense, um título e tanto, já que o país é um dos maiores polos de inovação do mundo, berço de companhias como o Waze, que hoje pertence ao Google.

A Intel vai comprar todas as ações da empresa em processo que deve ser fechado nos próximos nove meses. A Mobileye tem portfólio de produtos voltado à direção autônoma, como sensores e tecnologia de câmeras. A empresa trabalha em um sistema de crowdsourcing que, a partir de 2018, vai coletar dados de veículos em circulação para desenhar mapas de alta precisão e refinar os recursos de direção autônoma, aprimorando o processo de tomada de decisão pelo sistema.

Ao comprar a Mobileye, a Intel leva para casa não só o pacote tecnológico, mas o bom relacionamento que a empresa cultivou com fabricantes de veículos. Ao anunciar o negócio, um dos fundadores apontou que a companhia trabalhava com 27 montadoras, incluindo 10 programas de desenvolvimento e produção em parceria com empresas como Audi e BMW. A Mobileye tinha acordo de cooperação, inclusive, com a própria Intel.

“Oferecemos tecnologias fundamentais para a condução autônoma, como o planejamento da rota do veículo e a tomada de decisões de condução em tempo real. Já a Mobileye traz para a indústria o sistema que confere a melhor visão para os carros, além de forte parceria com montadoras e sistemistas. Juntos podemos acelerar o futuro da condução autônoma com melhor desempenho”, apontou Brian Krzanich, CEO da Intel.

Pelo acordo, o cofundador e chefe de tecnologia da Mobileye, Amnon Shashua, vai assumir o posto de diretor da divisão de direção autônoma da Intel. A área será sediada em Israel.



Tags: Intel, Mobileye, tecnologia, direção autônoma.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência