NOTÍCIAS
20/03/2017 | 20h11

Indústria

Governo negocia política automotiva

MDIC e indústria buscam novos rumos para o pós-Inovar-Auto


SUELI REIS, AB

Carlos Zarlenga, presidente da GM Mercosul, abre os trabalhos do MDIC na segunda-feira, 20
Na tentativa de desenhar os novos rumos da indústria no Brasil, o MDIC está negociando em diferentes frentes o que já se pode chamar de nova política automotiva, que deve entrar no lugar do Inovar-Auto, cuja vigência termina no próximo 31 de dezembro. A própria indústria automotiva, bem como o governo, evita chamar a tratativa de Inovar-Auto 2: polêmico por si só desde sua concepção e que deixará uma mancha em diferentes aspectos, inclusive mundial, uma vez que o País foi condenado por protecionismo pela Organização Mundial do Comércio/OMC, ação que já era esperada até pelas montadoras instaladas no Brasil (leia aqui).

Para evitar qualquer indisposição, a nova política já está sendo discutida nos âmbitos industrial e internacional. Prova disto foi o encontro da semana passada, dias 16 e 17, do Comitê Automotivo Bilateral Brasil-Argentina, que se reuniu na capital em Buenos Aires, para tratar de velhos e novos assuntos. Entre os temas já conhecidos, o comitê falou sobre a integração produtiva entre os dois países e como ela poderá contribuir para a visão de futuro da indústria regional; além de tratar também da realização de avaliações, de forma coordenada, das possibilidades e dos impactos das negociações comerciais com terceiros mercados. Vale lembrar que há anos o Mercosul tenta negociar um livre comércio com a União Europeia. A delegação brasileira foi representada pelo secretário de desenvolvimento e competitividade industrial, Igor Calvet, que também costuma acompanhar o ministro do MDIC em suas reuniões com representantes do setor no Brasil.

Já entre os novos assuntos o comitê criou dois grupos de trabalho a fim de avançar no plano de ação previsto no Acordo de Complementação Econômica (ACE 14), que ditam as regras de comércio no Mercosul. Segundo informações do MDIC, o primeiro grupo tratará de temas relacionados a políticas setoriais e acesso ao mercado de ambos os países, com destaque para a atualização da lista de produtos automotivos cobertos pelo ACE-14, bem como da introdução de uma nova discussão sobre a regra de origem para marcas premium.

O segundo grupo focará suas tratativas a fim de avançar na convergência regulatória de normas técnicas do setor automotivo para a segurança veicular e emissões.

MDIC MOVIMENTADO

Mesmo com uma agenda conturbada pelos escândalos políticos, o MDIC registrou a presença de vários dirigentes do setor automotivo: na quinta-feira, 16, Bernd Martens tratou assuntos diretamente com o ministro. O vice-presidente global de compras da Audi acompanhou o presidente da empresa no País, Johannes Roscheck, que assumiu o cargo recentemente (leia aqui). A Audi foi uma das marcas premium que resolveram instalar linha de montagem própria no Brasil após a sobretaxação dos 30 pontos adicionais do IPI sobre veículos importados de fora do Mercosul, conforme determina o Inovar-Auto. Vale lembrar que além dela, a BMW, Jaguar Land Rover e Mercedes-Benz tiveram vantagens diferenciadas por se tratarem de empresas com volumes menores. Além disso, estas marcas se beneficiam de regimes como o ex-tarifário, que reduz a 2% o imposto de importação para peças e componentes em que não há produção de similares nacionais.

Na segunda-feira, 20, foi a vez do presidente da General Motors Brasil e Mercosul se fazer presente no MDIC: Carlos Zarlenga levou sua comitiva que contou o vice-presidente, Marcos Munhoz, e o vice-presidente da GM na Argentina, Federico Ovejero. No ano passado a GM rearranjou seu mapa de produção na região e transferiu para a Argentina a fabricação do sedã médio Cruze, montado com grande quantidade de componentes importados.

Na reunião com a GM participaram ainda o secretário de desenvolvimento e competitividade industrial, Igor Calvet, e a diretora do departamento de indústrias de transporte do MDIC, Margarete Gandini, que acompanha de perto os assuntos do governo relacionados à indústria automotiva e suas políticas industriais.

O assunto desta reunião não foi divulgado pelo MDIC até o fechamento desta reportagem.


Bernd Martens, vice-presidente global de compras da Audi, também esteve no MDIC, ao lado do presidente da Audi no Brasil, Johannes Roscheck

Comentários: 2
 

Josué
21/03/2017 | 07h46
O INOVAR sem dúvida trouxe benefícios ao consumidor final, pois houve nos dois últimos anos uma evolução significativa especialmente nos powertrain, com sensível melhoria na eficiência energética (aumento de desempenho e redução de consumo).

erick
24/03/2017 | 15h33
o Inovar-Auto só trouxe ao Brasil aumento de preço dos carros da 4 grandes montadoras (FIAT, VW, GM E FORD) se for ver como exemplo um Fiat Palio partia de 19.000,00 (em 2012) hoje parte de 36.900,00 praticamente dobrou de preço, abrindo as importações serão obrigados a baixar pela concorrência. Nosso carros ainda estão muito atrás dos importados e só vai melhorar com a livre concorrência.

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 11/10/2017
Montadoras decretam fim da crise e já desfrutam de trajetória de recuperação

Esta coluna é apoiada por:

Documento sem título
Advertisement Advertisement Advertisement
DE CARRO POR AÍ | 13/10/2017
Com Jumpy, marca avança em novo território
AUTOINFORME | 11/10/2017
Onix e HB20 elevam o patamar de entrada no mercado brasileiro
Novas palavras, expressões e siglas podem levantar dúvidas sobre o futuro
INOVAÇÃO | 15/08/2017
Indústria automotiva precisa abrir os olhos para novas formas de trabalhar
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes