NOTÍCIAS
31/03/2017 | 18h49

Negócios

Toyota é a marca automotiva mais valiosa do mundo

Montadora aparece na 12ª posição em ranking com 500 empresas globais


REDAÇÃO AB

A Toyota é a marca automotiva mais valiosa do mundo, de acordo com o ranking da consultoria britânica Brand Finance, que divulgou a edição 2017 da lista das 500 empresas de maior valor global. Neste ano, a montadora perdeu uma posição com relação ao levantamento anterior, passando a figurar na 12ª colocação do ranking geral, mas é a primeira marca automotiva que aparece na lista.

-Veja aqui o ranking completo do Global 500 2017 da Brand Finance

Segundo a consultoria, o valor da Toyota cresceu 7% em 2017 com relação ao do ano passado, para R$ 46,3 bilhões. O valor é calculado com base das projeções de vendas da empresa e nos royalties para o uso do nome da companhia.

No topo da lista estão principalmente companhias ligadas ao setor de tecnologia: Google voltou à liderança neste ano após cair na edição anterior diante da Apple, que agora voltou para a segunda posição. Além delas, estão no top dez Amazon, AT&T, Microsoft, Samsung, Verizon, Walmart, Facebook e ICBC (Bank), nesta ordem. Juntas, elas valem o equivalente a US$ 790 bilhões.

Já as primeiras dez marcas automotivas que aparecem no ranking têm um valor somado de US$ 248,8 bilhões. A maioria delas perdeu posições de um ano para outro, mas há movimentos contrários importantes, como o da Volkswagen, que apesar do escândalo de fraude em motores a diesel, conseguiu aumentar seu valor de mercado e se reposicionar no ranking, passando da 56ª para a 41ª posição.

Outras duas marcas, Audi e Porsche, que também pertencem ao Grupo Volkswagen, subiram no ranking, para 108ª e 109ª, respectivamente.

Veja a lista das primeiras 10 marcas automotivas que estão no Global 500 2017:

1º – Toyota: valor de marca: US$ 46,3 bilhões. Posição 2017: 12ª (2016: 11ª)

2º - BMW: US$ 37,1 bilhões. Posição 2017: 17ª (2016: 15ª).

3º - Mercedes-Benz: US$ 35,5 bilhões. Posição 2017: 21ª (2016: 20ª)

4º - Volkswagen: US$ 25 bilhões. Posição 2017: 41ª (2016: 56ª)

5º - Nissan: US$ 24,8 bilhões. Posição 2017: 42ª (2016: 62ª)

6º - Ford: US$ 22,4 bilhões. Posição 2017: 46ª (2016: 46ª)

7º - Honda: US$ 21,3 bilhões. Posição 2017: 52ª (2016: 49ª)

8º - Audi: US$ 12,5 bilhões. Posição 2017: 108ª (2016: 119ª)

9º - Porsche: US$ 12,4 bilhões. Posição 2017: 109ª (2016: 332ª)

10º - Chevrolet: US$ 11,5 bilhões. Posição 2017: 119ª (2016: 140ª).

Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 25/04/2017
Fim do Inovar-Auto abre oportunidades de debates sobre a sua evolução

Esta coluna é apoiada por:

Documento sem título
Advertisement Advertisement
INOVAÇÃO | 24/04/2017
Ter empatia com consumidor é essencial para o sucesso
DE CARRO POR AÍ | 20/04/2017
Primeiras unidades da nova versão chegam em julho
AUTOINFORME | 19/04/2017
Montadora chinesa investe para melhorar produtos
QUALIDADE | 21/03/2017
Jovens buscam solução de mobilidade e querem permanecer conectados
Negócios | 08/03/2017
Tecnologia faz parte da receita para sair da crise
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
DISTRIBUIÇÃO | 09/08/2016
Crise pode reduzir negócios no pós-venda ou ser oportunidade para manter clientes mais próximos
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes