Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 03/04/2017 | 19h25

Vendas de veículos caem menos no 1º trimestre

Emplacamentos recuam 1,1% em um ano; comerciais leves têm alta de 7%

SUELI REIS, AB

As vendas de veículos leves novos apresentaram mais uma queda no fechamento do primeiro trimestre, embora em menor nível que a retração verificada no bimestre. De acordo com os dados do Renavam divulgados pela Fenabrave na segunda-feira, 3, os emplacamentos caíram 1,1% no acumulado dos três primeiros meses do ano na comparação com igual período do ano anterior. Foram vendidas 459,8 mil unidades, entre automóveis e comerciais leves, contra 465 mil um ano antes.

- Veja aqui os dados de emplacamentos da Fenabrave
- Veja aqui outros dados da Fenabrave
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência.

No comparativo de março contra igual mês do ano passado houve crescimento de 6,1% nos emplacamentos de leves, que passaram de 173,2 mil para 183,8 mil unidades. Também houve expressiva melhora de 39% das vendas na passagem de fevereiro para março passado, o que é explicado pelo maior número de dias úteis, 18 contra 23 , respectivamente.

Mais importante é que, mesmo com maior número de dias para diluir os emplacamentos, a média diária subiu, passando de 7,35 mil em fevereiro para 7,99 mil por dia útil em março. Segundo o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, esta diferença de cinco dias úteis a mais contribuiu fortemente para o resultado. Para ele, os sinais de recuperação começam a aparecer.

“Na comparação em dias úteis a variação diária em março foi positiva em 8,5%, o que demonstra uma sinalização positiva. Apesar da manutenção das incertezas políticas e econômicas do País, acreditamos que a curva de queda no acumulado deverá arrefecer para que possamos ter um crescimento moderado até o fim deste ano”, pondera o executivo.

Contudo, o segmento leve vive dois momentos distintos neste início de ano: enquanto os emplacamentos de automóveis recuaram 2,4% no acumulado do primeiro trimestre, para 391,8 mil unidades, os licenciamentos de comerciais leves subiram 7,1% no mesmo período ao somar 67,9 mil unidades.

O bom momento dos comerciais se deve principalmente à picape Fiat Toro, que junto com a irmã menor Strada forma a dupla de modelos mais vendidos no segmento: juntas emplacaram mais de 23,5 mil unidades de janeiro a março, sendo 12,2 mil Strada e 11,2 mil Toro. Para se ter ideia, a Volkswagen Saveiro, terceira colocada no ranking de comerciais leves, emplacou menos de 9,5 mil unidades no período acumulado.



Tags: Vendas, emplacamentos, Fenabrave, trimestre.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência