Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Ford é a empresa mais avançada no desenvolvimento de autônomos

Tecnologia | 04/04/2017 | 18h21

Ford é a empresa mais avançada no desenvolvimento de autônomos

Estudo mostra que montadora está à frente da Daimler e da Tesla

REDAÇÃO AB

Análise da Navigant Research concluiu que a Ford é líder na corrida pelo desenvolvimento de carros autônomos. Para formular o estudo, a empresa verificou a estratégia e o atual estágio de realização de 18 companhias conhecidas pelo esforço para avançar na tecnologia, incluindo montadoras, sistemistas e startups. O levantamento foi feito com critérios como parcerias, tecnologia, vendas, qualidade, e estratégia de mercado e de produção. Para definir qual companhia teve melhor performance, foram avaliados os pontos fortes e fracos em cada um destes aspectos.

Com base nisso o estudo concluiu que a Ford está na frente com sua estratégia para carros autônomos. A companhia trabalha para lançar em 2021 o primeiro de uma série de modelos totalmente autoguiados que sequer contarão com votante ou pedais de freio e de aceleração. General Motors, Aliança Renault-Nissan e Daimler estão atrás da empresa no ranking, mas ainda são consideradas líderes na tecnologia.

O levantamento destaca que o esforço pera chegar na frente faz com que empresas que atuam em diversos segmentos – muitas vezes como parceiras - se tornem concorrentes neste aspecto, como montadoras, sistemistas e companhias de tecnologias e startups. A conclusão é que, ao menos por enquanto, estas últimas não estão prontas para assumir a liderança no desenvolvimento de carros autônomos.

Segundo o estudo, a maior vantagem está com as companhias que têm domínio sobre diversos aspectos relacionados aos veículos com a tecnologia, como hardware, software e serviços. Também largam na frente as empresas com capacidade para efetivamente fabricar automóveis ou que firmaram parcerias que garantem este potencial.

Dessa forma, companhias como Uber, nuTonomy, a chinesa Baidu e até mesmo a Honda ficaram para trás com seus esforços para desenvolver carros autônomos. A Navigant Research considerou que estas empresas precisam superar muitos desafios ainda. Já sistemistas como Delphi e ZF estão entre as marcas que seguem na disputa, apesar de não serem líderes, ao lado de montadoras como Hyundai, Volkswagen, Volvo, BMW, PSA e Tesla.



Tags: Ford, carro autônomo, desenvolvimento.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência