Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Segurança | 04/04/2017 | 19h37

Toyota faz recall de mais de 500 mil veículos no Brasil

Problema com airbags envolve os modelos Corolla, Etios, Hilux e SW4

REDAÇÃO AB

A possibilidade de defeito em deflagradores de airbags levou a Toyota a fazer um grande recall de 538.730 carros fabricados de outubro de 2011 e dezembro de 2014. A campanha envolve os modelos Corolla (223.518 unidades), Etios (138.346 carros), a picape Hilux e o utilitário esportivo SW4 (176.866 ao todo).

Uma investigação constatou possibilidade de degradação do deflagrador dos airbags após longos períodos de exposição a altas temperaturas, grandes variações de temperatura e alta umidade. Esse fato torna o deflagrador mais suscetível a uma ruptura inadequada em caso de colisão do veículo, com possibilidade de dispersão de fragmentos de metal de sua carcaça juntamente com a bolsa.

Em caso de colisão frontal capaz de provocar a abertura dos airbags, esses fragmentos causariam danos materiais, lesões físicas graves e até mesmo fatais ao motorista e aos ocupantes do veículo. A seguir é possível ver as relações dos modelos envolvidos e o procedimento adotado para cada um deles.

COROLLA



Medidas corretivas - a Toyota realizará a campanha da seguinte forma:

Airbag do passageiro dianteiro

1ª Etapa: a partir de 4 de abril de 2017, para os proprietários dos veículos Corolla fabricados entre janeiro de 2010 a dezembro de 2012, a Toyota desativará o deflagrador do airbag do passageiro dianteiro e fixará a etiqueta adesiva no painel do veículo, pela qual o consumidor será alertado sobre a desativação temporária do airbag;

2ª Etapa: a partir de 26 de junho de 2017, para os proprietários dos veículos Corolla fabricados entre janeiro de 2010 a dezembro de 2012, a Toyota substituirá o deflagrador, reativará o airbag do passageiro dianteiro e removerá a etiqueta de alerta.

Airbag do motorista

Etapa Única: A partir de 17 de abril de 2017, para os proprietários dos veículos fabricados entre outubro de 2013 a dezembro de 2014, a Toyota substituirá o deflagrador da bolsa do airbag do motorista.

ETIOS



Medidas corretivas - A Toyota realizará a campanha da seguinte forma:

Airbag do passageiro dianteiro:

1ª Etapa: a partir de 4 de abril de 2017, para os proprietários dos Etios fabricados entre agosto de 2012 e dezembro de 2014, a Toyota desativará o deflagrador do airbag do passageiro dianteiro e fixará a etiqueta adesiva no painel do veículo, pela qual o consumidor será alertado sobre a desativação temporária do airbag;

2ª Etapa: a partir de 7 de agosto de 2017, para os proprietários dos veículos Etios fabricados entre agosto de 2012 e dezembro de 2014, a Toyota substituirá o deflagrador, reativará a bolsa do airbag do passageiro dianteiro e removerá a etiqueta de alerta.

Airbag do motorista:

Etapa Única: a partir de 17 de abril de 2017, para os proprietários dos veículos fabricados entre janeiro de 2014 a dezembro de 2014, a Toyota substituirá o deflagrador do airbag do motorista.

HILUX E SW4



Medida corretiva - A Toyota fará campanha para ambos em etapa única:

A partir de 19 de junho de 2017, substituição do deflagrador do airbag do motorista.

Atendimento e agendamento: Os proprietários deverão entrar em contato com a rede de concessionárias Toyota para agendamento prévio. A relação de revendas autorizadas está disponível no site www.toyota.com.br.



Tags: Recall, Toyota, Corolla, Etios, Hilux, SW4, deflagrador, airbags.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência