Há 2 anos, em 28 de abril de 2015, a FCA abria as portas de sua segunda fábrica no Brasil, o Polo Automotivo Jeep, localizado em Goiana, região da Zona da Mata de Pernambuco (leia aqui). As operações iniciaram com a produção do Jeep Renegade e de lá para cá acrescentou-se à linha os modelos Jeep Compass e a picape Fiat Toro, nesta ordem. Neste período, a unidade entregou mais de 220,7 mil unidades, das quais 30 mil foram exportadas para países da América Latina, como Argentina, Colômbia, Chile, Paraguai, Uruguai e mais recentemente o México, que passou a receber o Renegade este mês.
A planta tem capacidade para montar 250 mil unidades por ano e é fruto do investimento total de R$ 7 bilhões e emprega atualmente 8 mil pessoas, considerando o parque de fornecedores.
“A produção do Polo trouxe a marca Jeep para a liderança da categoria dos SUVs, com o Renegade e o Compass. Celebrar os dois anos de operação da fábrica representa a consolidação de nossos valores, que são a autenticidade, a liberdade, a aventura e a paixão”, afirma o diretor de marca da Jeep para América Latina, Gabriel Razzotti.
Considerada a fábrica mais moderna do grupo no mundo, o polo se tornou referência no sistema de produção adotado em todas as unidades fabris da companhia, o World Class Manufacturing (WCM). Com layout inovador, a planta pernambucana foi projetada para um sistema de gestão que prioriza a utilização de métodos e ferramentas para eficiência máxima dos processos, o desenvolvimento humano e o combate ao desperdício. Em dois anos, a planta registra 800 projetos de melhorias de processos desenvolvidos pelos próprios funcionários.
Suas exportações são responsáveis pelo crescimento de 147% da movimentação no pátio de veículos do Porto de Suape em 2016. No primeiro trimestre deste ano, este índice de alta é de 48% com relação ao mesmo período do ano passado, com o embarque de 8,3 mil unidades, volume que corresponde a 72% do total de veículos que passaram pelo porto.
Veja a cobertura especial de Automotive Business na inauguração da fábrica da FCA em Pernambuco:
Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo
Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
RECEBA POR E-MAIL A NEWSLETTER AUTOMOTIVE BUSINESS
Para receber todos os dias as notícias mais importantes do setor automotivo nacional e internacional, sem nenhum custo, basta inserir seu e-mail no campo abaixo