Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Vendas de pesados encolhem, mas média diária aumenta

Mercado | 02/05/2017 | 18h47

Vendas de pesados encolhem, mas média diária aumenta

Com menos dias úteis, resultado de abril foi 14% inferior ao de março

REDAÇÃO AB

As vendas de veículos pesados acumularam nova queda no mês passado. Foram negociados 4,5 mil caminhões e ônibus no Brasil, com redução de 14% na comparação com março e de 14,7% sobre abril de 2016. Os dados foram divulgados pela Fenabrave, entidade que representa os distribuidores de veículos. Desta vez, mesmo com a queda, há um alento para as fabricantes do setor: com tantos feriados, o mês passado teve apenas 18 dias úteis, o que prejudicou o balanço geral. A média diária de vendas, no entanto, aumentou, o que sinaliza que o mercado enfim começa a reagir.

- Veja aqui os dados da Fenabrave
- Confira outros estudos e estatísticas em AB Inteligência


Foram 252 emplacamentos por dia em abril contra 230 licenciamentos/dia em março, uma evolução de 9,5%. Assim como aconteceu com as vendas de veículos leves (leia aqui), se abril fosse um mês convencional com cerca de 20 dias úteis, o volume total de vendas teria crescido. Com o resultado, no entanto, o acumulado do primeiro quadrimestre de 2017 fecha com redução de 22,7% na comparação com igual intervalo do ano passado.

O segmento de caminhões acumulou a maior retração do período, de 23,4% para 13,1 mil unidades. Somente em abril foram 3,4 mil emplacamentos, patamar 15,4% inferior ao de março e ainda 16,8% menor que o registrado há um ano.

As vendas de ônibus encolheram 20,1% no quadrimestre, para apenas 3,5 mil chassis licenciados. Em abril foram negociadas pouco mais de mil unidades, com baixa de 9,1% na comparação mensal e de 7,4% na anual.



Tags: vendas, veículos comerciais, caminhões, ônibus, Fenabrave.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência