Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Ônibus 100% elétrico roda em testes pela UFSC
Modelo tem carroceria Marcopolo, chassi Mercedes e sistema de tração Eletra com motor Weg

Tecnologia | 10/05/2017 | 18h04

Ônibus 100% elétrico roda em testes pela UFSC

Veículo usa energia solar captada no laboratório da universidade

REDAÇÃO AB

Um ônibus 100% elétrico do Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) já rodou mais de 10 mil quilômetros em dois meses de testes no sul do País.

Ele faz cinco viagens por dia utilizando energia elétrica gerada por módulos fotovoltaicos do laboratório da instituição de ensino. O veículo resulta de uma parceria das empresas Eletra, Marcopolo, Mercedes e da fabricante de motores elétricos Weg. Único no Brasil em sua concepção, ele recebe sistema de tração Eletra e motor trifásico 250 L com 200/400 quilowatts de potência.

Dependendo do tipo de carregador (lento ou rápido), o conjunto de baterias de íons de lítio leva entre 30 minutos e duas horas e meia até a recarga total. A autonomia é de 70 quilômetros, mas se estende a 200 km se forem utilizadas quatro pequenas recargas de seis minutos cada durante o trajeto. A carroceria Marcopolo Novo Torino tem piso baixo e foi montada sobre um chassi Mercedes O500U.



Tags: UFSC, Eletra, Marcopolo, Mercedes, Weg.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência