Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
ZF anuncia joint venture com e.GO Mobile para produzir veículos autônomos
Günther Schuh, CEO da e.GO Mobile, e Torsten Gollewski, diretor de engenharia avançada na ZF e diretor geral Zukunft Ventures, apresentam o veículo transportador de pessoas e cargas

Negócios | 23/05/2017 | 16h21

ZF anuncia joint venture com e.GO Mobile para produzir veículos autônomos

Modelo visa tanto o transporte de cargas quanto o de pessoas

REDAÇÃO AB

A ZF anuncia um acordo com a e.GO Mobile por meio de sua subsidiária Zukunft Ventures para a criação de uma joint venture que será denominada e.GO Moove e sediada em Aachen, na Alemanha. Sua meta é desenvolver, produzir e fornecer veículos autônomos de carga e de passageiros. O primeiro protótipo foi apresentado no campus da Universidade de Aachen, considerada a maior universidade tecnológica do país. O objetivo da nova empresa é promover o estabelecimento dos sistemas que interligam veículos autônomos, eletromobilidade e trânsito limpo em áreas metropolitanas.

“Veículos e-shuttle autônomos, conectados e assim altamente flexíveis desempenharão um papel significativo em áreas urbanas e metropolitanas do futuro como modalidades de transporte seguras, confortáveis, eficientes e ambientalmente corretas”, explica o CEO da ZF, Stefan Sommer. “Estes veículos nos colocam a um importante passo, cada vez mais próximos da nossa Vision Zero.”

A ZF vai dispor na joint venture de suas tecnologias de ADAS, chassis e de fusão de sensores. A caixa de controle de supercomputação escalável ZF ProAI desempenhará um papel central como um sistema de veículo integrado que pode ser atualizado na nuvem. Ela está baseada em algoritmos de inteligência artificial para aplicações na infraestrutura do veículo, sendo inclusive capaz de aprender e pode se comunicar com outros veículos e com o seu ambiente ao redor. A ZF, a e.Go Mobile e a Nvidia estão trabalhando em conjunto para desenvolver e testar funções de condução autônoma para o e.GO Mover.

“Novos conceitos de veículo transportadores de pessoas e de cargas acionados eletricamente devem ser desenvolvidos de forma a serem altamente interativos e, ao mesmo tempo, produzidos a um baixo custo”, diz o fundador e CEO da e.Go Mobile, Günther Schuh.

A e.Go Mobile instalou uma infraestrutura de indústria 4.0 conectada no campus da própria Universidade de Aachen, que poderá ser utilizada para desenvolver os veículos aptos para homologação e desenvolver suas versões para uma produção em larga escala.

“Cooperar com um sólido parceiro como a ZF nos permite fornecer rapidamente para as cidades e condutores de novas frotas em teste de mobilidade apropriadas para o registro de veículo, pois combinamos o nosso dinamismo de startup com a expertise da ZF em industrialização e acesso ao mercado”, acrescenta Schuh.



Tags: ZF, joint venture, carro autônomo, e.GO Mobile, e.GO Moove.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência