Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 23/05/2017 | 17h13

Toyota pesquisa blockchain para armazenar dados de autônomos

Recurso registraria informações de condução sem risco de fraude

REDAÇÃO AB

A Toyota começou a pesquisar o uso de blockchain para assegurar a confiabilidade dos dados de uso dos carros autônomos. A iniciativa pioneira é conduzida pelo Instituto de Pesquisa Toyota em parceria com outras cinco entidades, incluindo o renomado MIT, Instituto de Tecnologia de Massachusetts. A notícia é mais uma evidência da convergência da indústria automotiva com o setor de tecnologia da informação.

A Blockchain é uma solução que permite armazenar dados em tempo real e em ordem cronológica. As informações são registradas permanentemente e sem risco de fraude. O recurso é conhecido por ser a base de dados da moeda digital Bitcoin, o que permite que sejam feitas transações financeiras pela internet com segurança e dispensando intermediários, como bancos. Há uma série de empresas e segmentos que estudam usar a tecnologia.

No caso dos carros autônomos, a ideia seria ter uma base segura de dados de uso do veículo. Isso poderia ser utilizado para aprimorar os algoritmos dos carros e definir um valor justo para o seguro do automóvel, por exemplo. O sistema poderia coletar informações de rodagem e armazenar em blockchain para que as seguradoras consultassem posteriormente.

“Podemos precisar de dados de bilhões de quilômetros de condução humana para desenvolver veículos autônomos seguros e confiáveis”, anunciou Chris Ballinger, diretor de serviços de mobilidade do Instituto Toyota de Pesquisa, destacando a necessidade de garantir que estas informações não corram riscos.



Tags: Toyota, blockchain, tecnologia, carro autônomo, pesquisa.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência