NOTÍCIAS
24/05/2017 | 17h35

Trabalho

Caoa prorroga redução de jornada em Anápolis

Fábrica faz terceira renovação do programa para manter empregos


PEDRO KUTNEY, AB

A fábrica da Caoa em Anápolis (GO) renovou em maio passado, pela terceira vez, o acordo de redução da jornada de trabalho com os 1,3 mil empregados da unidade, que até o fim de novembro deste ano deverão continuar trabalhando apenas três vezes por semana, de quarta a sexta-feira, em um turno de oito horas. Desde o ano passado a planta opera no regime criado pelo Programa de Proteção ao Emprego (PPE), este ano transformado em Programa de Seguro Emprego (PSE), em que permite reduzir a carga horária semanal e os salários em até 30%, com complementação de metade da perda salarial pelo governo com recursos do Fundo de Apoio ao Trabalhador (FAT), limitado ao teto de pouco menos de R$ 1 mil.

No caso da Caoa, a empresa reduziu os salários ao máximo permitido de 30%, mas cortou a jornada bastante acima disso para evitar a formação de estoques. Com isso, opera atualmente com capacidade ociosa superior a 75% à capacidade produtiva de até 80 mil unidades/ano em três turnos.

Há 10 anos, completados este ano, a Caoa produz em Anápolis sob licença modelos da coreana Hyundai, da qual também é importadora oficial no País. Atualmente a montadora faz cinco modelos na planta goiana, os caminhões HR e HD80 e os SUVs Tucson, ix35 e New Tucson. Em sua história, em apenas um ano a fábrica superou levemente a metade de sua capacidade total, quando fabricou 41,6 mil unidades em 2011. No ano passado, já sob regime de PPE, foram montados apenas 18,7 mil veículos e o ritmo anotado no início de 2017 aponta para resultado parecido com o de 2016.

SEM DEMISSÕES

“Desde o início da crise não fizemos demissões na fábrica e por isso renovamos este mês o acordo de redução de jornada pela terceira vez”, explica Ivan Witt, diretor de compras e RH da Caoa. “Tomamos todas as medidas para não demitir, porque temos mão de obra qualificada que é difícil de encontrar na região. Se for necessário estudamos até repassar funcionários para fornecedores que querem se instalar lá”, revelou o executivo durante sua apresentação no V Fórum de RH na Indústria Automobilística, realizado esta semana por Automotive Business em São Paulo.

Segundo Witt, para aumentar a produtividade da fábrica e utilizar melhor sua capacidade, a Caoa segue em negociações para produzir mais modelos em Anápolis, ao menos quando as condições de mercado melhorarem, ao mesmo tempo em que mira no aumento da automação da linha de produção.

Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:


QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 13/12/2017
Requisitos de segurança têm de se adequar à realidade local de mercado

Esta coluna é apoiada por:

Advertisement Advertisement Advertisement Advertisement Advertisement
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
INOVAÇÃO | 25/10/2017
Indústria precisa questionar qual será o seu papel no futuro
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
DE CARRO POR AÍ | 15/12/2017
Governo oferece incentivo para instalação de fábrica em Itumbiara
QUALIDADE | 01/12/2017
Envolver e motivar colaboradores é essencial para gerar bons resultados
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes
Novas palavras, expressões e siglas podem levantar dúvidas sobre o futuro
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
AUTOINFORME | 15/12/2017
Coreia constrói ambiente urbano planejado e inteligente
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018